TV Jaguar

Postado em 09/07/2019 às 16:00:00

compartilhar

Dia 5 de julho a Tribuna da Câmara de Quixeré foi usada pelo embaixador da ONG Politize.

Dia 5 de julho a Tribuna da Câmara de Quixeré foi usada pelo embaixador da ONG Politize.

Na ocasião ele falou sobre a importância do trabalho da conscientização política dos cidadãos e da educação política para com os mesmos, foram tratados mais dois assuntos, agora segue na íntegra o discurso do mesmo proferido no dia.

"Estar na Câmara Municipal da minha valiosa cidade de Quixeré, para mim representa um marco histórico de renovação de paradigmas, pude ontem representar o Politize como Embaixador do Mesmo no Ceará, honrando acima de tudo os valores intrínsecos a mim e adotados por esta ONG que tem como maior intuito levar educação política a todos os Brasileiros, trago então a minha explanação na íntegra de ontem.

Atualmente vivemos em nosso país um momento sobre descobertas de corrupção, imoralidades e euforias sem discernimentos de ideias, colapsadas em achismos baratos. Não obstante, a democracia a qual fazemos parte não tem sua total plenitude, anda longe de ser tal e qual idealizada e denominada, pois vivemos em ciclos viciosos de ideias banais e desconexos com uma democracia plena, onde nela seu maior protagonista chama-se o povo, que é mal-ouvido, mal-entendido e mal-educado.

Nossos políticos são o reflexo da sociedade em que vivemos, ao ponto em que a mesma tem que se ver a mercê dos nossos representantes legais. Vivemos como âncoras escondidas no fundo do mar das nossas ideias, porém, nossa história corrobora e muito para o momento atual do nosso país, história esta de desigualdades, desrespeito e auto sabotagens de um povo sofrido, mas que, no entanto, batalhador.

Chamo-me Flavenilson da Costa Freitas, sou Filho de Dedé de Geraldo e da Dona Eunice, nascido em 20/09/1987, hoje com meus 31 anos de idade. Sou bacharel em direito e pós-graduando em direito administrativo pela Universidade Potiguar e estive este ano em Brasília para participar de uma imersão em uma ONG de educação política chamada Politize. Tal organização tem como maior princípio levar a educação política a qualquer pessoa e em qualquer lugar do Brasil. Atualmente somos mais de 300 embaixadores em todo país e tenho a honra de ser um destes embaixadores, levando, acima de tudo, a esperança de um futuro e de uma renovação política séria e com valores democráticos, respeitando a pluralidade de pensamentos e levando conhecimentos com empatia, ao nos colocarmos no lugar do outro, e com protagonismo cidadão, estes são nossos valores.

Participei de uma seleção entre centenas de pessoas e fui condecorado com esta missão de levar educação política. Existem dois embaixadores do politize no Ceará, sendo um deles na cidade de Quixeré. Nossa cidade deve se orgulhar do seu filho ilustre, afinal seremos uma das primeiras do estado a termos a oportunidade de ser abastecida por conhecimentos políticos para a população, que antes eram disseminadas apenas para as classes mais favorecidas. Certamente esta luta não será do dia para a noite vencida, sendo nosso intuito que no futuro a democracia em nosso país torne-se uma democracia plena, começando pela minha cidade natal e expandindo para outras do VALE DO JAGUARIBE, e porque não para todo o CEARÁ?!

Afinal de contas, fomos o primeiro Estado a abolir a escravidão e, recentemente foi promulgada uma lei estadual que impede a comemoração de atos que exaltem a ditadura militar. Nosso próximo passo: porque não então educarmos nossa população na política como realmente deve ser?  Somos uma democracia?

De acordo com Democracy Index, o Brasil é considerado uma democracia falha, em 50º posição entre 157 países, sendo o nosso maior calcanhar de Aquiles a cultura política, diferentemente do nosso processo eleitoral que é considerado um dos melhores do mundo. Entretanto, as liberdades civis, a participação política e o funcionamento do governo, estão abaixo de uma linha aceitável.

E os problemas da cultura política podem ser elencados nestes parâmetros como: 87% da população acreditam que poderosos governam apenas em seu próprio benefício; 57% não se importam se vivem em uma democracia ou não; 23% não consideram a democracia o melhor sistema de governo e apenas 3% da população confiam nas outras pessoas a maior parte do tempo. Esse último dado apresentado deve ser considerado muito alarmante, afinal de contas, através de pesquisas do (Our World in Dala em 2015), foi constatado que a corrupção está diretamente ligada ao fator da falta de confiança das pessoas umas nas outras; nós sabemos que países ricos tendem a ter cidadãos que confiam uns nos outros, diferente do Brasil, já que nós estamos entre um dos povos mais desconfiados do planeta. De acordo com uma última pesquisa feita em 2018, da Gálope mostrou que o índice de felicidade do Brasileiro foi o menor dentro dos últimos 13 anos, e porque o Brasileiro está tão infeliz em 2018? E são elencados os 3 maiores fatores, sendo o primeiro a desconfiança das autoridades públicas; segundo, a insegurança, afinal desconfiança e medo andam juntos; e a terceira, a desigualdade social, porque é uma questão muito interessante, países ricos tendem a ser países que confiam uns nos outros e a economia e crescimento econômico, estabilidade econômica andam juntos com confiança e confiança é uma emoção e a confiança é emoção que nos mantem colaborando, confiança é uma emoção que nos mantem unidos por um motivo, e qual é nosso objetivo? Fica a pergunta a todos vocês.

E porquê essa democracia está em crise? Debates desinformados e polarizados estão tomando de conta entre nossa população, principalmente nas redes sociais, câmaras de ECO reforçam a intolerância, gerando uma grande descrença nos políticos e na política e, que por último, geram pensamentos autoritários, que esgotam as formas de buscarmos agregar valores contrários as nossas ideias, principalmente da liberdade das mesmas. E que, por fim, podemos constatar que nosso despreparo para a democracia é o que há de mais democrático no nosso país. 

Então, qual o nosso propósito? 

É formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a DEMOCRACIA.

E quais seriam nossas teorias de mudanças?

Nossa MISSÃO então é formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. E nossa VISÃO é tornar o Brasil uma democracia plena!

Não existe apenas o politize hoje encabeçando essa nova dinâmica na política, existem também outros movimentos como o ACREDITO, RENOVAR BR, RAPS BRASIL e entre outros que tem como missão principal fazer do Brasil um país moderno em suas concepções políticas.

Estive há umas semanas em Fortaleza, em um encontro com a deputada eleita pelo Estado de São Paulo, Tabata Amaral e tem uma fala dela e a dinâmica para o futuro principalmente da educação e dos novos desafios que deverão ser traçados, onde profissões serão extintas para que novas venham a surgir, novas tecnologias, avanços filosóficos em todas as ciências humanas e isso é surpreendente!!

Tabata em um momento falou exatamente assim e corroboro do mesmo pensamento dela: “Um ideal realmente grande e transformador, ele incomoda muita gente, mas muita gente mesmo, porque na hora que você sonha você está falando para quem está do lado, olha, talvez você também poderia sonhar um pouco mais, talvez você também poderia fazer um pouco diferente e o povo odeia que isso aconteça... E basicamente é isso: se o teu sonho realmente for maior que você pode ter, ele está te incomodando e ele te dá medo, calafrio e etc. e tal e ele está incomodando pelo menos uma pessoa e se isso não acontece, está na hora de dar um upgrade neste sonho.”

PARA FINALIZAR ESTE MOMENTO, TRAGO PARA TODOS, O QUE PODERÁ SER ENCONTRADO NO SITE WWW.POLITIZE.COM.BR

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Flavenilson

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também