TV Jaguar

Postado em 11/07/2019 às 18:20:00

compartilhar

SAAE de Limoeiro e Prefeitura mantém esforços concentrados na manutenção do abastecimento da Chapada do Apodi.

SAAE de Limoeiro e Prefeitura mantém esforços concentrados na manutenção do abastecimento da Chapada do Apodi.

Com a incumbência de dar as boas, mas também as más notícias, na terça feira 25 de junho a reportagem da TV Jaguar noticiou e trouxe ao conhecimento da população em geral, o rompimento da adutora que compõe o sistema de elevação de água da barragem das Pedrinhas em Limoeiro do Norte, para as propriedades irrigadas do projeto Jaguaribe Apodi, no alto da Chapada do Apodi.

Sendo uma obra complexa, a restauração da adutora e a retomada do bombeamento foi estimada pelos mais otimistas para não menos do que 20 dias, o que deixou em alerta máximo, irrigantes e pecuaristas, na região da chapada. E para piorar, várias comunidades da região serrana, abastecidas pelo SAAE de Limoeiro, a partir da Estação de Tratamento da chapada, também ficaram apreensivas quanto a garantia do abastecimento de água.

 

A par do problema, Valdo Lemos, diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Limoeiro do Norte (SAAE), deu início já na quarta-feira (26), a realização de medidas emergenciais para amenizar os efeitos do corte de fornecimento de água na estação de tratamento, realizando o transporte de água em carros-pipa da estação de capitação na margem do rio Jaguaribe, para a estação de tratamento no alto da Chapada, o que vem até o momento resolvendo o problema.

No dia desta redação, quinta-feira 12 de julho, as obras de recuperação da adutora do DENOCS, segue conforme o cronograma, realocando os tubos e aguardando juntas e válvulas que foram adquiridas em São Paulo, e devem chegar no canteiro de obras até a segunda-feira, dia 15 de julho.

Por outro lado, a Prefeitura municipal de Limoeiro do Norte, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura do município e o SAAE, mantém seis carros-pipa com capacidade de 15.000 litros de água cada um, transportando cerca de 9.000 litros de água dia, até o sistema de tratamento e distribuição na Chapada do Apodi, o que garante o abastecimento humano, residencial e dessedentação do rebanho, mantendo sem prejuízo a produção leiteira.

Das informações chegadas por parte da nossa redação, dão conta de que o esforço da Prefeitura de Limoeiro do Norte para manter o sistema de abastecimento em funcionamento, contaram aos cofres do tesouro municipal, até a quarta-feira dia (10), algo em torno de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).

 

 

 

Fonte: Tv Jaguar/ Arnaldo Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também