Como Presidente da Regional Nordeste IV da ASSEMAE, Garcia Lima superintendente do SAAE Limoeiro do Norte, esteve presente no Seminário “Compromisso Com a Municipalização dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário, em mobilização contra a a Ameaça de Privatização desse Setor”, promovido pela ASSEMAE, na cidade do Crato-CE na sexta-feira 02 de setembro. Em seu pronunciamento, Garcia fez um breve relato de sua visão sobre o momento vivido e da situação real dos abastecimentos de água e do esgotamento sanitário em todo o Brasil.
Segundo o Superintendente do SAAE Limoeiro, o serviço na área de tratamento de esgoto já exista desde a Roma antiga, nos séculos XIX e início do Século XX esse serviço passou a ser mais frequente, no entanto, como era privado servia apenas aqueles que pudessem pagar por ele. Somente nas décadas de 1950 e 1960, com a criação da Fundação SESP, e através dela, os SAAE’s. Na década de 80 e 90, veio à privatização do serviço, o que foi a ruína de algumas das empresas de abastecimento, já agora na atualidade, o governo demonstra interesse em privatizar estes órgãos o que deve ser combatido a todo custo pelos gestores e usuários desses sistemas.
Garcia observou que qualquer mudança deve ser debatida com a sociedade de forma inteligente, pois o problema das instituições públicas está nos homens que precisam ter políticas com a determinação de acertar, fechando de vez as portas para a privatização do sistema, prestando um serviço de qualidade. Na sua visão, com isso as Instituições receberam em troca o apoio da comunidade, o que poderá ser utilizado pelo executivo municipal como uma força para buscar recursos de melhorias junto ao governo federal.
Eles ressaltou que o fato dos SAAE’s fecharem as portas ocorre pelas políticas equivocadas, não se colocando contra as privatizações, mas destacando sempre a obrigatoriedade de oferecer um serviço de qualidade e respeito pelo usuário, seja ele público ou privado. Garcia acrescentou ainda que o tema da privatização do sistema deve ser exposto ao consumidor para ele escolher, e citou exemplos de cidades que onde são privatizados ou não e seus pontos positivos e negativos.
Ainda em seu pronunciamento, Garcia apresentou gráficos estatísticos e números reais a respeito da aplicação do sistema no exterior e no Brasil, mostrando pontos onde a privatização foi aplicada e os danos que a gestão privada trouxe a sociedade internacional e no Brasil. Ao finalizar, o diretor geral do SAAE Limoeiro do Norte afirmou em nome da ASSEMAE que é sim possível se fazer um SAAE, competente, eficiente e competitivo com o setor público privado.
Fonte: Tv Jaguar
21/02/21 às 17:00:00
21/02/21 às 15:00:00