TV Jaguar

Postado em 22/08/2019 às 07:45:00

compartilhar

Sertão cearense sob risco de queimadas.

Sertão cearense sob risco de queimadas.

Estudo da Funceme indica que todo o sertão cearense tem pontos de risco de incêndios florestais, com destaque para 20 cidades, oito delas têm mais de 40% de seu território sob ameça de queimadas que podem se alastrar. As áreas com maiores riscos estão situadas, predominantemente, nas regiões do médio Jaguaribe, Inhamuns e Centro-Norte do estado.

O meteorologista da Funceme Raul Fritz destaca que são áreas com baixas médias pluviométricas. Para ele, "Esses riscos tendem a aumentar no segundo semestre dos anos, principalmente em outubro, novembro e dezembro, pela distância da quadra chuvosa, por serem meses com menos incidência de chuvas, e pela força dos ventos que se intensifica". Disse ele.

Cidades como: Independência, Jaguaretama, Salitre, Milhã, Quixelô, Potengi, Morada Nova e Tauá são os municípios que têm mais de 40% do território em área de risco de queimadas.

A preocupação com as queimadas devem ser um dos focos do processo de prevenção, conforme recomenda tenente Waldomiro Loreto, do Corpo de Bombeiros Militar, especialista em combate a incêndios florestais. De acordo com Loreto, 98% dos incêndios têm como causa deflagradora a ação humana. "Em áreas urbanas, são as queimadas de lixo; na zona rural, são as queimadas para preparo do solo que, por falta de manutenção dos aceiros e por questões climatológicas acabam por se propagar", detalha.

 

 

Fonte: Tv Jaguar/ O POVO OnLine

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também