TV Jaguar

Postado em 23/09/2019 às 17:00:00

compartilhar

Projeto do Deputado Nelinho prevê que escolas adequem mobiliário para crianças com deficiência ou obesas

Projeto do Deputado Nelinho prevê que escolas adequem mobiliário para crianças com deficiência ou obesas

O Projeto de Indicação (PI nº 236/19), de autoria do deputado Nelinho (PSDB), determina que as unidades escolares públicas e privadas, incluindo creches, disponibilizem, no mínimo 10%, de mobiliário adaptado às pessoas com deficiência ou obesas. A proposta segue em tramitação na assembleia legislativa.

A justificativa aponta para dados registrados em pesquisas recentes. De acordo com estudos divulgados em janeiro deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre os anos de 2014 e 2018, o número de matrículas de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades / superdotação passou de 36.366 para 57.567. O deputado ressalta que as escolas, tanto públicas quanto privadas, precisam se adaptar as necessidades dos alunos.
“É crescente o número de alunos com deficiência em sala de aula e isso é muito bom! Agora, as instituições de ensino precisam oferecer a essas crianças conforto e segurança. Um ambiente de acolhimento sem dúvida dará bons resultados de aprendizagem e desenvolvimento”, explicou.

Ainda no Projeto o deputado também alerta para crianças obesas, que também precisam encontrar na sala de aula o conforto que possa atender as suas necessidades. “A obesidade é considerada hoje um problema crônico mundial que atinge crianças. O assunto precisa ser amplamente debatido nas escolas, com a participação dos pais, mas a escola também precisa receber essas crianças com uma boa estrutura”, afirmou.

De acordo com um alerta divulgado pela Federação Mundial de Obesidade, em menos de uma década a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças no Brasil.
O Projeto de Indicação segue tramitando na Assembleia Legislativa. Se aprovado em Plenário, segue para apreciação do Governador.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Ellen Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também