TV Jaguar

Postado em 06/11/2019 às 17:45:00

compartilhar

Trabalhadores e moradores das comunidades do entorno da fábrica da Apodi em Quixeré concluem curso inédito de operador de processos industriais

Trabalhadores e moradores das comunidades do entorno da fábrica da Apodi em Quixeré concluem curso inédito de operador de processos industriais

Cimento Apodi forma primeira turma de operadores de processos industriais, a Iniciativa teve apoio da Cal Norte e Nordeste (CNN) e aulas ministradas pelo SENAI-CE

A falta de qualificação de mão de obra muitas vezes aparece como um problema, especialmente nas regiões mais afastadas das grandes metrópoles. Em muitos casos, a comunidade local deixa de ser contratada por não ter conhecimento de conteúdos necessários para desempenhar funções em uma indústria, por exemplo. Percebendo isso e buscando dar acesso a esta formação técnica, a Cimento Apodi, com apoio da Cal Norte e Nordeste (CNN) e do SENAI-CE, vem ofertando desde outubro de 2018 o curso de Operador de Processos Industriais. A formatura da primeira turma ocorre nesta quinta-feira, 7 de novembro. O curso voltado para trabalhadores e moradores das comunidades do entorno da Fábrica da Apodi, em Quixeré permite aos estudantes que ainda não atuam na indústria da região uma possibilidade de inserção profissional; e para os que atuam de aperfeiçoamento.

 

Pela primeira vez no Estado, um curso de qualificação profissional, de 700 horas, forma profissionais capazes de atuar em vários processos produtivos da indústria. Há mais de um ano, os 24 estudantes, destes 11 colaboradores da Apodi, puderam aprimorar seus conhecimentos profissionais por meio de aulas práticas e teóricas adequadas às necessidades de diversos segmentos e áreas da indústria regional. A capacitação faz parte da base nacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A ementa foi elaborada de acordo com a metodologia SENAI, com participação de outras empresas por meio do Comitê Técnico Setorial do Operador de Processos Industriais – CTS OPI.

“Procuramos sempre oferecer a melhor capacitação possível a nossos profissionais. A atuação no Vale do Jaguaribe nos fez notar lacunas na formação técnica local. Com o apoio do nosso parceiro SENAI e da Cal Norte e Nordeste (CNN) conseguimos oferecer oportunidade não só para nossos colaboradores, mas também para outras pessoas da localidade. Ficamos muito felizes com o resultado do curso e temos boas expectativas para o futuro profissional de todos os alunos”, explica o diretor Industrial da Cimento Apodi, João Butkus.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Na região, a Cimento Apodi lidera ainda o Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe, criado em abril de 2017. O grupo tem como intuito formular projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da região ao mobilizar diversos agentes regionais. O comitê reúne instituições governamentais e não-governamentais, entre elas: prefeituras, câmaras municipais, instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia e indústrias da Região do Vale do Jaguaribe. A Cimento Apodi, enquanto líder do Comitê, tem o papel de gerir, governar e acompanhar as deliberações e os projetos consignados nas reuniões trimestrais.

Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pelo Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial. Com sede na Grécia, o grupo tem participação societária da família Dias Branco. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com três centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e onze Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes.

 

 

Fonte: TV Jaguar

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também