TV Jaguar

Postado em 04/12/2019 às 08:00:00

compartilhar

Educação Brasileira - Um caos remediável!!!

Educação Brasileira - Um caos remediável!!!

Assisti a vossa última entrevista no SBT em 1° de dezembro de 2019 e confesso que me causou entusiasmo ao saber que alguém ainda pugna pelo bem da nossa Educação. Educação que precaríssima e, segundo o último PISA divulgado pela OCDE, permanecemos em um nível bem aquém do desejável – estamos entre os 20 PIORES dos avaliados.

Quando ainda cursando a minha precária faculdade já me sentia angustiado, dada a baixa e quase inútil qualidade do que se nos era ministrado. Um nível muito aquém do que eu esperava! Ainda assim conclui o curso e me tornei um humilde articulista para os jornais locais e regionais, sem remuneração.

Mas o que me estimulou a recorrer aos vossos préstimos é a certeza de que serei pelo menos ouvido, essa é a minha maior expectativa, sem pretensões quais sejam. Segue adiante o que escrevi há bastante tempo (2008) sobre o que penso sobre como retirar nossa precária Educação dessa inaceitável situação:

   

“INSISTIR que a nossa Educação está precária; que nossas Universidades são as piores da América Latina; que 3 de cada 10 brasileiros não sabem ler e 12 milhões são analfabetos etc., como faz a nossa Mídia é mera redundância posto que todos sabemos, e de há muito tempo. O que resta é parar, refletir, debater e DECIDIR mudar a situação.

Digo, sem ostentar a minha formação em Língua Portuguesa e de pós-graduação em Gestão Escolar, que fiquei estarrecido com o que ministravam na faculdade e o que ensinam nas nossas escolas, em todos os níveis. Afirmo, sem temor qualquer, que 50% do conteúdo curricular é puro LIXO ACADÊMICO, em TODOS os níveis (Educação Infantil a Doutorado), inutilidades perfeitamente descartáveis.

Esses 50%, se EXPURGADOS, não prejudicariam em nada a nossa Educação e ai sim teríamos condições de ministrar o que verdadeiramente importa – o fundamental - e atingirmos um melhor nível educacional.  Os nossos alunos entram e saem das escolas sem saber escrever e nem ler, e se leem, não entendem. O mais grave que tenho CERTEZA de afirmar é que a título de privilegiar até empresas editoras e políticos gestores de municípios, nossos alunos NÃO PODEM SER REPROVADOS.

Criam-se diversos artifícios para promovê-los, mesmo sem merecimentos pessoais, a qualquer custo e tão somente para evidenciar estatisticamente o “bom nível escolar” dos municípios e assim promovem indistintamente no que se constitui um CRIME imperdoável! Ou param, refletem e DECIDEM mudar essa CRIMINOSA estrutura ou que continuemos nesse posicionamento de lamentações indefinidas e o País a ser ultrapassado também na área educacional.” 

 

 

Fonte: Tv Jaguar / HIildeberto Jamacaru de AQUINO

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também