TV Jaguar

Postado em 24/09/2016 às 06:00:00

compartilhar

Reverenciamos hoje os profissionais mototaxistas de Limoeiro e da Região

Reverenciamos hoje os profissionais mototaxistas de Limoeiro e da Região

Relatos dão conta de que o serviço de moto táxi surgiu no Brasil no ano de 1994, na cidade de Xinguara, interior do Pará. Através de Roberto Rocha de Lima e sua esposa Dulcinéa Benfica da Silva Lima que resolveram abrir uma locadora de motos, começando com poucas unidades, tendo o negócio prosperado e os mesmos adquiriram várias outras unidades.

Os mesmos resolveram abrir um ponto de Moto táxi na entrada da cidade, sendo os pioneiros no ramo de moto táxi no Brasil. No município de Limoeiro do Norte, a 190 KM de Fortaleza, os serviços de moto taxistas teve inicio no de 1996.

De acordo com João Batista de Lima (João do Bom), um dos primeiros motos taxistas da cidade, a ideia foi implantada por uma pessoa de nome Inácio, que criou a primeira locadora de moto táxi da cidade. Exercendo a mesma profissão a mais de 20 anos, o moto taxista lembra que na época ganhou um dinheiro, pois ainda existiam poucas motos na cidade e o preço da corrida era acessível.

Taxista SalesHoje em dia, conforme ressaltou João do Bom Fim, as coisas estão mais difíceis. A crise econômica e o alto preço do litro de gasolina tem diminuído a procura pelos serviços.

Francisco Pereira Sales também atua há vários como moto taxista na cidade de Limoeiro. Sales relembra que no inicio eram poucos exercendo a profissão. Com o passar dos tempos, com a progressão do negócio, vários profissionais foram aderindo aos serviços de moto táxis. Francisco Sales frisou que a violência é um dos grandes empecilhos para os profissionais, pois muitos deles já foram assaltados perderam a sua moto e alguns deles até a vida.

Ao longo dos anos os moto taxistas procuram se organizar através da formação de associações e foi criada a AMOL (Associação dos Moto taxistas de Limoeiro do Norte) que atualmente conta com 13 locadoras de moto táxis, cada uma composta por 12 profissionais apitos para o exercício da função.

Em 30 de julho de 2009, foi criada a Lei 12.009, que regulamenta o exercício da atividade dos moto taxistas. A redação da referida matéria abrange, além dos profissionais que transportam passageiros em motocicletas, os motoboys, que usam esse meio de transporte para entrega de mercadorias.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Nilo Leite

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também