TV Jaguar

Postado em 24/06/2020 às 08:00:00

compartilhar

IJF alerta para cuidados com queimaduras durante as celebrações de junho

IJF alerta para cuidados com queimaduras durante as celebrações de junho

O Instituto Doutor José Frota (IJF), hospital de referência da Prefeitura de Fortaleza para o tratamento de traumas de alta complexidade, aproveita a comemoração do dia São João, nesta quarta-feira (24/06), para lembrar a população sobre a prevenção de acidentes domésticos, principalmente por contato com líquidos e alimentos quentes, chamas e descargas elétricas. Diariamente, a Emergência do hospital acolhe, aproximadamente, dez pacientes com queimaduras, entre crianças, donas de casa e trabalhadores da construção civil.

Historicamente, o período de festas juninas também era de preocupação por conta do grande número de vítimas de lesões por acionamento indevido de fogos de artifício e quedas em fogueiras. Atualmente, após anos de campanhas de conscientização, modernização das normas de comercialização de artigos explosivos e até pela urbanização dos costumes, observa-se uma redução das hospitalizações, mas as ocorrências seguem como causadoras de mutilações e demais sequelas permanentes.

  

Por outro lado, os registros de acidentes com alimentos como café, mingau e sopas são bem numerosos. Sendo assim, os avisos são ainda mais importantes em dias de celebração, quando as famílias costumam se reunir para apreciar os pratos típicos das festividades, como milho cozido, canjica e mungunzá.

Guia para Prevenção de Queimaduras do IJF

Com foco na redução das hospitalizações por queimaduras e na orientação às famílias, o IJF produziu um Guia com dicas e cuidados para evitar hábitos e situações de risco, em casa, no trabalho e até mesmo na rua.

Clique e confira o Guia

A publicação, disponível on-line, contém também importantes orientações para primeiros socorros. A primeira regra é afastar a vítima da causa da lesão, com segurança, e lavar a região atingida apenas com água corrente, para a troca de calor e limpeza do ferimento. As equipes clínicas também reforçam que é importante não fazer uso de nenhuma fórmula caseira, como aplicar gelo, creme dental, manteiga, pó de café, mel ou qualquer outra receita informal, tendo em vista o risco de infecção.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também