TV Jaguar

Postado em 18/06/2020 às 19:10:00

compartilhar

Prefeito Roberto Cláudio participa de lançamento de projeto sobre história de Fortaleza na 10ª Região Militar

Prefeito Roberto Cláudio participa de lançamento de projeto sobre história de Fortaleza na 10ª Região Militar

O prefeito Roberto Cláudio participou, na tarde desta quarta-feira (17/06), do 1º Cerimonial Militar de Arriação do Pavilhão Nacional e Demonstração de Peça Histórica de Artilharia, realizado no Comando da 10ª Região Militar, na Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. A ideia é de que a ação seja integrada ao roteiro turístico da capital cearense.

"Faremos de tudo para que a atividade passe a integrar de forma efetiva o roteiro turístico, cultural e histórico de Fortaleza. O Forte de Nossa Senhora de Assunção já é, em si, um importante sítio turístico", afirmou o Prefeito. "Um tiro de canhão como esse, em um fim de tarde, acompanhado de tanta informação relevante de nossa história, tem tudo para chamar atenção dos jovens, dos turistas e de todos que estiverem nas mediações do Centro da Cidade", complementa.

      

O momento teve como ponto alto um tiro de canhão, com encenação em referência ao afundamento de um submarino alemão na costa da capital cearense pela referida artilharia. A atividade contou com cerimônia de arriação da bandeira do Brasil e exibição de uniforme histórico alusivo à 1ª Bateria Independente do 3º Distrito de Artilharia da Costa, que guarneceu a Fortaleza nos anos de 1917 e 1918, durante a Primeira Guerra Mundial. A atividade teve como ponto alto um tiro de canhão, com encenação em referência ao afundamento de um submarino alemão na costa da capital cearense pela referida artilharia.

Segundo o general Fernando Cunha Mattos, comandante da 10ª Região Militar, “a atividade pode ter início regular a partir do mês de setembro, neste ano de 2020. Planejamos que a cerimônia se repita sempre no segundo sábado de cada mês. Muita gente se pergunta sobre a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial e essa será uma forma de celebrar um feito histórico do Exército Brasileiro na ocasião, ocorrido em nossa Capital", afirmou o general.

Também participaram da cerimônia a secretária de Turismo de Fortaleza, Leiliane Vasconcelos, a secretária executiva da Cultura de Fortaleza, Paola Braga, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, o ex-comandante da 10ª RM, general Júlio Lima Verde, além de outros convidados.

A Prefeitura de Fortaleza e o Comando da 10ª Região Militar mantêm acordo de cooperação, por meio das Secretarias Municipais da Cultura (Secultfor) e do Turismo (Setfor), que visa a promoção e a revitalização do Sítio Histórico da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também