TV Jaguar

Postado em 07/08/2020 às 12:50:00

compartilhar

Paciente autista internado com Covid-19 terá direito a acompanhante

Paciente autista internado com Covid-19 terá direito a acompanhante

A Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei que assegura o direito à permanência de um acompanhante para criança, adolescente e adultos graus moderado e severo com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em internações hospitalares destinadas ao tratamento de Covid-19. O projeto é de autoria do deputado audic Mota (PSB).

Uma emenda ao projeto, apresentada em conjunto com o deputado Renato Rosendo (PSOL), ainda estendeu o direito a acompanhante para todos os pacientes com deficiência. A medida vale para pacientes internados em UTIs, UPAs, maternidades públicas e privadas e demais instituições hospitalares.

Regras

O acompanhante deverá se comprometer com a utilização de equipamentos de proteção individual, que visam evitar a transmissão de doenças infecto-contagiosas. Preferencialmente, o acompanhamento será realizado pelo familiar ou responsável do paciente e, na sua impossibilidade, por pessoa capacitada para lidar com o TEA.

Audic Mota justifica que os pacientes têm o direito de serem devidamente acompanhados, por pessoa aptas. “Trata-se de um desafio a ser enfrentado com habilidades sociais, principalmente, no que se refere à comunicação. A falta de verbalização pela criança ou adolescente com TEA pode gerar dificuldade nas situações em que haja essa clara necessidade. A internação hospitalar é um caso”, destaca o deputado.

 

 

 

 

 

Fonte: Tv Jaguar / conteúdo jornal o povo on-line

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também