TV Jaguar

Postado em 17/09/2020 às 08:30:00

compartilhar

Campus Tabuleiro do Norte inicia entrega do 1º lote de tablets a estudantes

Campus Tabuleiro do Norte inicia entrega do 1º lote de tablets a estudantes

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, iniciou, nessa terça-feira (15), a entrega do primeiro lote de tablets, adquiridos pela Reitoria da instituição, para dar suporte ao acompanhamento das atividades remotas por parte dos estudantes durante a pandemia da covid-19. Neste primeiro momento, estão sendo atendidos 59 estudantes, de cursos técnicos e superior, regularmente matriculados na unidade.

O modelo de tablet doado aos estudantes conta com uma tela de 10 polegadas e slot para chip de dados. Para requisitá-lo, os estudantes tinham de atender a requisitos como: estar devidamente matriculado no campus; ter cursado todo o ensino fundamental e/ou médio em escola pública; possuir renda familiar per capita de até meio salário-mínimo; e não possuir tablet, computador ou notebook.

A entrega dos tablets integra as ações de inclusão digital dos estudantes, que, no último mês de julho, também receberam chips de dados móveis com um plano mensal de 20GB, a fim de permitir o acompanhamento das aulas remotas durante a pandemia da covid-19.

   

Conforme o chefe do departamento de Ensino do campus Tabuleiro do Norte, Adriano Lima, a instituição tem a preocupação de evitar a exclusão de qualquer aluno. E, para isso, tem acompanhado de perto o desempenho dos discentes. "Esse processo se soma a um esforço que já vem sendo feito de inclusão digital dos alunos da unidade, que possuem maior vulnerabilidade social. Desde o retorno das aulas de forma remota, nós percebemos a dificuldade de alguns alunos em acessar as aulas, entregar as atividades e participar das aulas síncronas, por dificuldade de acesso à internet e ao equipamento", afirma.

ENTREGA
Para a entrega do primeiro lote de tablets, o campus Tabuleiro do Norte está adotando medidas de segurança para proteção dos alunos e dos servidores diante da pandemia da covid-19. Os alunos que residem na sede do município podem fazer a retirada do tablet no campus, até o dia 18 de setembro, no horário de 8h às 17h. Aqueles que são menores de idade devem ir acompanhados do responsável. É necessário levar um documento de identificação com foto. O uso de máscara é obrigatório.

Marcos Pedro de Souza, estudante do 1º ano do curso técnico integrado em Petróleo e Gás, foi um dos alunos contemplados no primeiro lote de tablets entregue pelo campus Tabuleiro do Norte. Desde o final de julho, ele tem acompanhado as aulas de casa. Agora, a expectativa é que o rendimento nas aulas e nas atividades melhore. "Com a entrega do tablet vai ficar muito mais fácil o acompanhamento das atividades on-line, na resolução dos exercícios e atividades e na leitura dos arquivos que os professores mandam pra gente, pois a tela é maior. Antes, eu acompanhava pelo celular, mas como a tela era pequena, a minha concentração acabava prejudicada", afirma o estudante.

EM CASA
Os estudantes que residem em outros municípios, tais como Alto Santo, Limoeiro do Norte e São João do Jaguaribe, além daqueles que moram na zona rural de Tabuleiro do Norte, vão receber os tablets em casa, ao longo da semana, por meio de uma equipe do IFCE, devidamente protegida.

É o caso da estudante Maria Clara da Silva, do 1º ano de Petróleo e Gás, que recebeu, na manhã dessa terça-feira (15), a visita da equipe do IFCE, que fez o procedimento de entrega do tablet. A estudante mora no Sítio Jardim, em Alto Santo. A mãe da estudante, Vilenubia Nonata da Silva, agradeceu o tablet, que chega em boa hora. "Eu fico muito grata por ela ter recebido. Ela assistia às aulas pelo celular, então estava sendo difícil. Com o tablet, vai ser bem melhor. Fico muito feliz pela conquista da minha filha", comenta.

SEGUNDO LOTE
O campus Tabuleiro do Norte aguarda, para os próximos dias, a chegada de um segundo lote de tablets, com um novo quantitativo de equipamentos a serem distribuídos entre os alunos habilitados.

As aulas presenciais no campus Tabuleiro do Norte foram suspensas no dia 16 de março. As turmas que estavam nos anos/semestres finais retomaram as atividades de forma virtual em meados de maio. As demais turmas iniciaram as atividades remotas no fim de julho.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também