TV Jaguar

Postado em 22/09/2020 às 08:00:00

compartilhar

Números do IDEB apontam que a Educação de Alto Santo segue crescendo

Números do IDEB apontam que a Educação de Alto Santo segue crescendo

Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Basica (IDEB), referente ao ano de 2019. Diferente do SPAECE, o IDEB é calculado a partir do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática nas Provas do SAEB, combinado com as taxas de aprovação das escolas. Nesta última edição, Alto Santo cresceu em seus resultados tanto nas séries iniciais (5° ano), como nas séries finais (9°ano), superando inclusive as metas estabelecidas pelo Governo Federal para o Município. No 5°ano a média do município avançou de 5,4 para 6,0 pontos, ultrapassando a meta que era 5,8 pontos. Com esse desempenho o município ficou acima da média do Brasil que ficou em 5,9 pontos.

Porém o maior crescimento alcançado pelo município ocorreu na média do 9°ano. Passou de 4,6 para 5,8 pontos. Nesta etapa o desempenho foi bastante expressivo e inédito na marca de 1,2 pontos, algo difícil de se conquistar em uma avaliação deste ponte. Assim, consegue superar em 1,0 ponto a meta prevista para o ano que era de 4,8 pontos. Esse crescimento acentuado nas séries finais fez com que o município de Alto Santo estivesse entre os 25 melhores municípios do Estado, superando tanto a média do Ceará, como a média do Brasil, que foram de 4,9 e 5,4 pontos respectivamente.

 

Com essa performance Alto Santo alcança, já em 2019, a média nacional do IDEB planejada para o ano de 2021, quando se comemorará o bicentenário da indecência do país, onde foi projetada a média de 6,0 pontos para as séries iniciais e 5,5 pontos para as séries finais.

Embora não seja visível aos olhos, a Educação é o maior legado que uma gestão pode oferecer ao seu povo. A educação é a base para o desenvolvimento e para a libertação de um povo. Como dizia Paulo Freire, a educação é libertadora, pois ela torna as pessoas mais concientes dos seus direitos e deveres para com a sociedade.

Nosso reconhecimento também ao trabalho dos Professores, Funcionários, Gestores Escolares e Equipe Técnica da Secretaria da Educação. Parabéns de forma especial aos Estudantes e seus Pais. O sucesso destes resultados vem do trabalho e do esforço coletivo de todos!!!

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Davi Holanda

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também