TV Jaguar

Postado em 11/10/2016 às 11:00:00

compartilhar

Vaqueiros de Russas fazem cavalgada em protesto contra fim da vaquejada

Vaqueiros de Russas fazem cavalgada em protesto contra fim da vaquejada

Cerca de 70 vaqueiros, criadores de animais, empresários e o público que se interessa pela prática da vaquejada em Russas fizeram uma cavalgada na manhã desta terça-feira (11), contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que na semana passada derrubou uma lei estadual que permitia a realização de vaquejadas.

A concentração aconteceu atrás do Supermercado Granjeiro, onde os vaqueiros saíram em cavalgada e carreata rumo à BR 116. 

O veterinário Júnior Martins é um dos organizadores do protesto e explica que a iniciativa partiu da própria categoria, que segue a orientação da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) para realizarem essa cavalgada em forma de protesto. “Vários grupos no Brasil inteiro estão hoje se movimentando para protestarem contra a decisão do STF”, explica Martins. 

Os protestos acontecem em virtude da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou inconstitucional a lei cearense 15.299/2013, que regulamentava os espetáculos de vaquejada no estado. Com o entendimento da Corte Máxima do país, a vaquejada passa a ser considerada uma prática ilegal, relacionada a maus-tratos a animais e, portanto, proibida.

Júnior Martins ressalta que além de entretenimento, a prática da vaquejada é uma forte fonte de emprego e rende. “Muitas pessoas dependem das Vaquejadas para sustentarem suas famílias”, destaca.

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Wellison Felipe

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também