TV Jaguar

Postado em 02/11/2016 às 06:00:00

compartilhar

SEMA participa do Projeto sobre eficiência energética em Russas

SEMA participa do Projeto sobre eficiência energética em Russas

O secretário do meio ambiente, Artur Bruno e técnicos da SEMA, participaram na manhã desta terça-feira (1º), no Centro Vocacional Tecnológico, no município de Russas, do lançamento do Pacto da Produção Sustentável e a apresentação do Projeto de Implementação da Eficiência Energética para as indústrias de cerâmica do Baixo Jaguaribe. O projeto começou em 2013 com o trabalho realizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável -Codes, com a parceria do Ministério do Meio Ambiente, Caixa Econômica Federal Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e SindCerâmicas.

Nos últimos três anos, os ceramistas foram capacitados para usar de forma adequada o combustível, dentro do projeto de eficiência energética. O principal objetivo é diminuir os gases de efeito estufa jogados na atmosfera. Com isto, há uma economia de lenha.

A Secretaria do Meio Ambiente e parceiros estão trabalhando em Russas com 17 assentamentos de trabalhadores rurais que vão produzir lenha para os ceramistas da região. A SEMA dará uma assistência técnica a partir de janeiro de 2017 para que os trabalhadores tenham uma maior produção. O programa visa gerar empregos nas comunidades de assentados.

"O projeto é muito importante porque vamos ter a diminuição do uso de lenha, vamos ter um processo de reflorestamento para que a lenha a ser retirada venha a ser substituída. Desta forma, nós estamos contribuindo e o estado do Ceará possa dar a sua parcela para a diminuição dos gases de efeito estufa. O Brasil tem compromissos internacionais para 2030, a redução de 43% da emissão de gás efeito estufa. Estamos dando a nossa contribuição, comentou Artur Bruno.

O presidente do SindCerâmica, Marcelo Guimarães Tavares, afirmou que o trabalho só está sendo bem recebido pelos ceramistas e trabalhadores rurais em função do apoio total da Secretaria do Meio Ambiente e parceiros. "O que estamos vendo aqui é esta doação de todos para que tenhamos um projeto sustentável. As fábricas de cerâmicas vão poder gerar a própria energia", assegurou Marcelo Guimarães.

A partir do mês de novembro, será assinado o Pacto Pela Produção Sustentável entre o Sindicato Ceramista, SEMA, Semace e Associção dos Ceramistas do Baixo Jaguaribe e o Instituto IEL, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No próximo mês serão distribuídos 60 termopares para os ceramistas. Termopares são sensores de temperaturas simples e de baixo custo, sendo usados nos mais variados processos de medição da temperatura.

 

 

Fonte: Tv Jaguar

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também