TV Jaguar

Postado em 04/02/2017 às 07:00:00

compartilhar

2ª sessão ordinária do 1º período legislativo de 2017 da Câmara municipal de Morada Nova

2ª sessão ordinária do 1º período legislativo de 2017 da Câmara municipal de Morada Nova

Na sexta-feira, 03/02 aconteceu a 2ª sessão ordinária do 1º período legislativo de 2017, da Câmara municipal de Morada Nova. O presidente Jorge Brito recepcionou dos presentes desejando votos de boas vindas e propôs aos mesmos a ficarem de pé para juntos, entoarem o hino do município. Em seguida, o secretário da mesa, vereador Marcos Aurélio, fez a leitura da Ata da sessão anterior, sendo esta submetida à discursão e ou/não aprovação dos pares.

Logo após cumprir o ritual de praxe, o presidente Jorge informou que q a secretária de Assistência Social Neura Gouveia, estaria usando a tribuna conforme acordado na sessão anterior, onde, juntamente com sua assessora Sandra Bessa, socializou como recebeu a referida secretaria a suas metas para os próximos meses. Em seguida abriu-se espaço para os vereadores indagarem cerca do assunto em pauta.

Pequeno Expediente: Sem pronunciamento. Grande Expediente:

Vereador Sandrinho Saraiva, depois de cumprimentar a mesa, os demais pares e o público presente, o parlamentar que inicia seu primeiro mandato foi breve em suas palavras e esclareceu que estava usando a Tribuna apenas para agradecer a todas as pessoas que viabilizaram a oportunidade do mesmo está ocupando uma cadeira no Parlamento de Morada Nova, onde o seu pai Zé Ari Saraiva em saudosa memória, já ocupara por algumas vezes. Ainda em tom de gratidão, mostrou emoção por aquele momento histórico para sua vida e familiares. Finalizou.

Vereadora Raquel Girão, acolheu a mesa, os pares e os presentes, destacou sua preocupação com relação às contas do ex-prefeito Glauber, referente ao mês de dezembro de 2016, que até a presente data (03-02-2017), ainda não foi protocolado na casa para que possa ser apreciada por quem de direito, segundo assegurou a parlamentar, ser necessário fazer um levantamento das ruas que foram pavimentadas, pois, “Tudo leva a crer que existem ruas fantasmas” deixando a suspeita de ter entrado verba no município para pavimentação e a obra não teria sido realizada. Manifestou preocupação com o excesso de lixo acumulado e sugeriu que seja feito um cronograma para a limpeza das ruas, extensivo aos distritos. Concluiu.

Vereador Neto da sinuca propôs que o secretário de obras possa viabilizar a reposição de nove luminárias na localidade de Avelinos distrito de Juazeiro, pois, a comunidade está pagando a taxa de iluminação pública, porém, está às escuras. Destacou ainda sua preocupação com relação ao atraso de salário do servidor referente ao mês de dezembro de 2016 que o ex-prefeito, sem explicação deixou de pagar, sugeriu que seja feito um parcelamento, mesmo que seja por secretaria, mas, o importante é que seja pago o quanto antes, disse o parlamentar.

Quanto à escassez de água, Neto propôs que seja colocada água nas cisternas não cadastradas pela defesa civil, reconhece as dificuldades enfrentadas pelo município, mas, “Juntos encontrarmos uma solução”. Agradeceu a presença da secretária de Assistência Social, “Hoje aqui recebemos uma aula” assegurou finalizando.

Vereadora Bia Martins, em sua breve participação na tribuna socializou que está encaminhando ofício a secretaria de saúde reivindicando a ambulância para o distrito do Juazeiro e o atendimento odontológico o quanto antes, assim como a recuperação das estradas de acesso as comunidades. Concluiu.

Vereador Teim informou que esteve na secretaria da saúde do Estado do Ceará, onde, durante conversa com o secretário, o mesmo assegurou que irá disponibilizar cadeiras odontológicas para os postos de saúde do município de Morada Nova. Agradeceu ao secretário municipal de obra por ter atendido o seu pedido e já está fazendo a retirada dos peixes que estão morrendo na Lagoa da Salina, destacou ainda preocupação quanto aos efeitos da seca especialmente com o rebanho, sugeriu que ações de convivência com a estiagem possam ser implantadas no município.

“Inclusive os produtores devem se conscientizar para limitar o seu rebanho conforme a capacidade de suas propriedades” Lembrou que, lamentavelmente quando caem as primeiras chuvas, todo mundo esquece-se de, preparar-se para outros períodos de estiagem que certamente virão. Agradeceu mais uma vez ao secretário municipal de obras Paulo Neto visto o mesmo já ter providenciado a recuperação da ponte de acesso à localidade de dourado. Arrematou!

Vereador Cláudio Maroca destacou em sua fala inicial que a vereadora Raquel Girão lembrou bem “O ex-prefeito Glauber Castro já perdeu o prazo para apresentar as contas referentes ao mês de dezembro de 2016” Socializou que estará segunda-feira (06-02-2017), participando da reunião do comitê de combate à seca, representando a casa e o povo, por orientação do Presidente Jorge Brito, disse ainda que, qualquer um dos colegas que tiver alguma reivindicação, deverá encaminhar oficio à aquele comitê, será um prazer protocolar.

Maroca assegurou “Faz quatro anos que vinha brigando com a secretária de saúde que saiu, sobre os plantões nos postos de saúde nos finais de semana” disse ainda “Estive conversando com a atual secretária da pasta e a mesma me pediu um tempo e foi dado” afirmou “Quero esclarecer que mesmo sendo da situação vou continuar reivindicando porque fui eleito para isso, não é porque sou da situação que eu vou deixar de cobrar” Conforme o parlamentar, a explicação da nova secretária é aceitável, “A gente entende um pouco da Lei” Se referindo à questão dos carros da Saúde que ainda não começaram em função da licitação. O vereador que é também 2º secretário do legislativo abordou com preocupação o problema da segurança pública, segundo ele, o policiamento fixo que havia no distrito de Aruarú, foi retirado e as famílias estão a mercê da própria sorte, pois, os fora da lei usam de ousadia, chega na casa do cidadão e diz - vou levar a sua televisão e o cidadão fica sem saber o que fazer, Quem ainda está dando um apoio é o COTAR, mas, não fica lá permanente, mesmo assim, toda vez que prende a justiça solta. Policiamento do raio é uma promessa antiga para Morada Nova, falta ser incrementada. finalizou.

Vereador Marquinho da Ana, na condição de líder do prefeito, o parlamentar informou que as reivindicações apresentada na seção anterior foram levadas ao conhecimento o prefeito Vanderley Nogueira e já estão sendo viabilizadas, com relação a licitação da coleta do lixo, destacou que a empresa contratada ainda na gestão passada vai ficar por mais 60 dias em função da burocracia que envolve um processo licitatório, disse ainda que a intenção do gestão WN é colocar um carro de lixo para cada distrito.

Com relação à saúde afirmou, “No momento o município dispõe de sete ambulâncias, porém, algumas estão sendo consertados, mas, depende da licitação para compra de peças” acrescentou que o governo do estado sinalizou a doação de outras cinco ambulâncias, quanto ao problema da iluminação pública segue o mesmo raciocínio. Quanto às cisternas, está sendo atualizado o mapeamento, pois, há indícios de que mais de um pipeiro estejam usando a mesma rota, deixando descoberta assim, algumas regiões.

Informou que o prefeito Vanderley Nogueira esteve em Brasília para fazer convênio e assim disponibilizar carros pipas que ficará a cargo do município através de parceria com o governo federal. Marquinho destacou ainda, que até o dia 13 de fevereiro será apresentado o cronograma de pagamento do mês de dezembro de 2016 deixado em atraso pela gestão passada, quanto ao recurso extra que entrar na prefeitura será priorizado para este fim. Acrescentou que o prefeito Vanderley Nogueira já repassou só nesse mês de janeiro o montante de R$ 783.534,29 (setecentos e oitenta e três mil quinhentos e trinta e quatro reais e vinte e nove centavos), É compromisso da administração equacionar as finanças do município. Finalizou.

O vereador Jorge Brito presidente da casa aproveitou a oportunidade para solicitar ao colega líder do prefeito que o gestor possa viabilizar com brevidade os carros que levam os pacientes de hemodiálise para russas e outros tratamentos em Fortaleza, assim como o ônibus dos universitários que não dispõe de acessibilidade para aluno cadeirante. Brito estendeu a mesma com as demais rotas escolares. Defendeu proposta de dispor de ônibus reserva por parte do prestador desse serviço, avalia se faz necessário para assim, evitar problemas com falta de transporte, como já se observou em outras oportunidades.

Não mais havia ninguém a se pronunciar, Jorge Brito encerrou o grande expediente agradecendo a presença de todos e desejando um feliz final de semana.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Marfreitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também