TV Jaguar

Postado em 08/03/2017 às 08:00:00

compartilhar

Vereador Paulo Santiago qualifica de inadequado o lanche servido as crianças das creches de Russas

Vereador Paulo Santiago qualifica de inadequado o lanche servido as crianças das creches de Russas

Na terça-feira, 7 de março de 2017, aconteceu mais uma sessão ordinária do legislativo municipal de Russas, sob a presidência do vereador Francisco Amarilio de Lima Ribeiro. Na mesma, foram lidos e votados diversos requerimentos protocolados pelos vereadores, dentre eles, o requerimento do vereador Piquet Nogueira, solicitando a pavimentação em calçamento da Rua Maria Enilsa Sombra no Bairro de Fátima, o requerimento dos vereadores Amarilio Ribeiro e Sargento Girleudo, solicitando a elevação do calçamento da Rua Raimundo Alves em Flores. Paulo Santiago, solicitou obras de drenagem da cidade para o Riacho Araibú. Haroldo Torquato, requereu peixamento de açudes e lagoas de Russas e a monção de aplausos de autoria do vereador Paulo Santiago pela passagem do aniversário da Unidade Educacional Coração Imaculado de Maria (UNECIM).

No pequeno expediente da sessão, usaram a palavra para defenderem seus requerimentos escritos ou verbais os vereadores José de Fátima Lima, Paulo Roberto Mendonça de Santiago, Raimundo Maia de Oliveira (Raimundo Quincó), Rodolfo Nogueira, Piquet Nogueira, Joaquim Haroldo Torquato de Sousa e o vereador Amarilio Ribeiro.

Na abertura do grande experiente, foi convidado a fazer uso da tribuna o vereador Júnior Martins, que iniciou suas falas se referindo as inundações pluviais na periferia de Russas, e a carência de um projeto de drenagem para salvar as residências construídas onde antes eram os caminhos das águas, favorecendo a proliferação do mosquito causador da dengue. O vereador requereu o conserto do dessalinizador da comunidade de São Pedro e voltou a cobrar a contratação de técnicos agrícolas, frisando que com essa ação, o município melhoraria a quantidade e qualidade da produção agropecuária de toda a Russas.

O vereador Paulo Santiago, falou da continuidade dos serviços essenciais, destacando que se tratando de uma gestão ampliada, de 4 para 8 anos, não se pode aceitar calado que certos serviços tenham parado de funcionar. Como por exemplo, a ausência do acolhimento das crianças especiais por parte da secretaria de educação do município, que optou por passar noventa dias parados para economizar recursos em detrimento das famílias e das crianças especiais. Paulo relatou sobre o lanche inadequado para as crianças das creches municipais e alertou o secretário da pasta que ele é o responsável e pode ser punido pelos atos de sua gestão.

O vereador Rodolfo Nogueira, fez uso da tribuna para falar dos requerimentos protocolados na Casa durante estes três meses, que foram: o vigia para a quadra de esportes do sítio Canto (Não Atendido), a construção de uma Unidade Básica de Saúde na mesma comunidade (Não Atendido), a troca de lâmpadas queimadas na comunidade de Alto de São João (atendido), a coleta de lixo na mesma comunidade (não atendido). Em desabafo o vereador explicou que os vereadores trabalham todos os dias da semana e não apenas no dia da sessão, isso porque o prefeito deixa muito a desejar na área da saúde e no esporte.

O vereador João Paulo Moreira frisou que o problema de inundação em Russas aconteceu porque a Prefeitura foi negligente na fiscalização das construções em locais irregulares. O vereador chamou a atenção para o risco de um surto de dengue, onde os agentes de endemias que fazem um trabalho importante para o combate a dengue deixaram de receber o auxílio transporte para atender as comunidades mais distantes. O vereador criticou severamente as ações de saúde do município, e os casos de negligências que acontecem em Russas. Segundo o vereador tem ambulância em Russas que se transitar na chuva, o paciente chega no Hospital todo molhado.


O vereador Haroldo Torquato ratificou que os problemas existem, sempre vão existir assim como existe na Alemanha, na Suíça e outros países. O vereador comentou que na gestão Raimundinho, muitas coisas funcionava a contento, mas muitas outras também eram só problemas. Haroldo comentou sobre alguns serviços da administração, com destaque para a saúde como a UPA, UBS e outros. O vereador colocou que nem tudo é culpa do prefeito, que as vezes as reclamações devem ser feitas diretamente aos profissionais que está diretamente junto ao povo.

Na ordem do dia foi posto em primeira discussão e votação, o projeto de autoria do vereador João Paulo Moreira, nomeando de Prefeito Francisco Agaci Fernandes da Silva, o Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente (CAIC) de Russas. Depois de apreciado pelo plenário, o projeto foi aprovado em primeira votação por unanimidade dos vereadores presentes.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Arnaldo Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também