TV Jaguar

Postado em 09/03/2017 às 16:30:00

compartilhar

COGERH realizou reunião de Alocação das Águas dos Vales Jaguaribe e Banabuiú

COGERH realizou reunião de Alocação das Águas dos Vales Jaguaribe e Banabuiú

Aconteceu nesta quinta-feira 09 de março a reunião de avaliação da Alocação das águas dos vales do Jaguaribe e Banabuiú. Estiveram presentes representantes dos comitês das sub-bacias do Salgado, alto, médio e baixo Jaguaribe, região metropolitana, associações de produtores agrícolas, sociedade, prefeituras, sociedade em geral.

A reunião que foi conduzida pelo Sr. Leandro Nogueira da COGERH de Limoeiro do Norte, teve como objetivo a prestação de contas da COGERH para com os membros dos comitês e sociedade referente aos açudes de Orós, Castanhão e Banabuiú no período de julho de 2016 a data atual. Além disso, durante a reunião foram abordadas as informações climatológicas do estado, onde a Sra. Meire Sakomoto da Funceme realizou comparativos com gráficos do ano que se iniciou e anos anteriores. E também foi realizada a prestação de contas sobre as retiradas e aportes de água do açude Orós pelo Sr. Lauro, bem como a prestação do açude Castanhão pelo sr. Ermilson coordenador das bacias dos médio e baixo Jaguaribe.

Na oportunidade, a COGERH realizou a apresentação das ações tomadas em relação ao monitoramento do uso das águas no curso do rio Jaguaribe e do canal que vai para região metropolitana de Fortaleza. Após as apresentações o espaço foi aberto para que os presentes realizassem suas perguntas ou comentários.

O sr. Paulo Landim do comitê do alto Jaguaribe representando a cidade de Orós demonstrou-se indignado com a retirada constante de água do açude Orós para o Castanhão. Segundo ele, a região foi prejudicada com a liberação de água por tanto tempo e afirmou que vários empresários no segmento da criação de peixes estão saindo da cidade por conta do baixo nível que se encontra o açude hoje, diante da sua declaração ele solicitou uma atitude concreta do governo do estado para amenizar o sofrimento da população da região.

Vereador de Banabuiú, Nélio também se pronunciou e demonstrou sua indignação sobre o estado que se encontra o açude Banabuiú hoje, que segundo ele, ocorreu por falta de gerenciamento do ex-governador e da COGERH o que ocasionou o colapso na região.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Italo Sousa - SAAE

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também