TV Jaguar

Postado em 13/03/2017 às 16:00:00

compartilhar

3° Fórum Junino discutiu ações a serem desenvolvidas em prol do movimento junino do estado do Ceará.

3° Fórum Junino discutiu ações a serem desenvolvidas em prol do movimento junino do estado do Ceará.

O evento aconteceu no sábado (11), no auditório da FAFIDAM, na cidade de Limoeiro do Norte, onde na oportunidade estiveram reunidos além representantes de quadrilhas juninas de várias cidades do vale, prefeitos e secretários de cultura, produtores culturais de diversos seguimentos das tradições culturais do interior do estado do Ceará. O evento contou ainda com a presença da presidente da FEQUAJUCE (Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará) Fátima Freires, e Márcia Araújo, que na ocasião esteve representando o secretário de Cultura do Estado do Ceará.

 

A prefeita da cidade de Alto Santo, Iris Gadelha participou ativamente do evento e comemorou pela informação de que a 4ª edição do Fórum Junino do Vale do Jaguaribe terá como sede o seu município. Iris aproveitou o ensejo para destacar a importância do evento, onde são discutidas as diretrizes e propostas com vista a destinar recursos que contribuam para o fortalecimento dos movimentos juninos do vale do Jaguaribe. 

Iris mencionou também a relevância dos movimentos juninos para a economia dos municípios do vale do Jaguaribe. A prefeita de Alto Santo avalia que o período de festividades juninas aquece o setor de geração de emprego e renda e contribui de forma significativa para a socialização dos jovens envolvidos nas atividades dos grupos de quadrilhas juninas que durante o período se entregam de corpo e alma, com o intuito de defender a sua equipe, levando consigo o nome do seu município nas apresentações juninas, sejam elas dentro da própria cidade, em outras cidades ou até mesmo em outros estados.

Representando a Secretária de Cultura de Jaguaretama, Bárbara Rodrigues também considerou de extrema importância a realização do Fórum Junino do Vale. Conforme avaliou a assessora, o evento possibilita aos envolvidos com os movimentos culturais e folclóricos da região jaguaribana, um contato direto com a Secretaria de Cultura do Governo do Estado, onde a partir desse diálogo possam ser apresentadas as propostas e demandas que viabilizem a alocação de recursos para serem destinados aos movimentos juninos. Bárbara defende a tese de ampliação da etapa do Ceará Junino para o vale do Jaguaribe e que ao invés de três, cinco grupos de quadrilha junina sejam contemplados a nível de edital.  

Também em conformidade com Bárbara Rodrigues, o município de Jaguaretama já está se preparando os festejos juninos. Ela salientou que recentemente aconteceu um encontro para discutir as ações relacionadas aos festejos juninos, onde ficou acertada a participação do município nas festividades juninas de 2017. A presença da Secretaria de Cultura no fórum realizado em Limoeiro do Norte, segundo a assessora direta da pasta, tinha o objetivo de fortalecer o seguimento no âmbito do município de Jaguaretama e junto à Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará.

 

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Nilo Leite

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também