TV Jaguar

Postado em 04/04/2017 às 18:00:00

compartilhar

Cidade Alta recebe mutirão de combate a dengue

Cidade Alta recebe mutirão de combate a dengue

O Comitê Municipal de Combate a Dengue juntamente com a secretaria de educação realizaram primeiro dia do mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti no bairro Antônio Holanda. O mutirão segue até o dia 7 de abril na comunidade e depois continuará visitando outros bairros de acordo com a quantidade de infestação do mosquito, até que todos os bairros de Limoeiro do Norte sejam visitados.

A secretária de saúde, Sandra Lira fala sobre uma nova iniciativa do Plano Municipal de Combate a Dengue, "eu não posso deixar um mosquito vencer o homem. Só depende de nós, a solução está nas nossas mãos, a gente cuidar do nosso espaço, da nossa casa, dos nossos familiares. E aí a gente está lançando o selo verde que é uma forma de incentivar e ao mesmo tempo que nós estamos incentivando nós estamos também captando pessoas para ajudar. Então a partir do momento que você faz a visita numa casa e não encontra nenhuma larva é colocado o selo e é convidado a fazer parte também dessa brigada em defesa da vida," relata a secretária.

A ação conta com a participação de agentes de endemias, agentes de saúde, atiradores do tiro de guerra e profissionais da Defesa Civil. A equipe vai visitar casas e locais de risco, recolhendo objetos que possam acumular água e orientar os moradores.

O Presidente do comitê municipal de combate a dengue, Aristides Lima explica os próximos passos da ação, "quando for terça-feira o comitê vai se sentar, vai avaliar todo o planejamento do que a gente fez durante a semana na Cidade Alta e escolher um novo bairro." 

"Quando as pessoas se conscientizarem e passarem a fazer isso como cultura, tanto olhar sua casa e também como aconselhar o vizinho e o vizinho também saber receber essa crítica de forma positiva, porque é um problema de saúde geral, não vai agredir só você, vai agredir a várias pessoas. O trabalho tem que ser coletivo para que se possa obter êxito", alerta o Presidente da Associação de Agentes de Combate as Endemias de Limoeiro do Norte, Reginaldo Nogueira.

O bairro Antônio Holanda (Cidade Alta) atingiu altos índices de infestação, em 2015 foram 100 casos positivos no bairro, com as ações realizadas esse número diminuiu para 22 em 2017 e a meta é reduzir ainda mais. Com a colaboração de todos é possível fazer chegar mais longe. Faça parte dessa luta.

Um mosquito pode marcar um vida. Um gesto pode salvar. 

 

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Jana Soares

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também