TV Jaguar

Postado em 08/04/2017 às 12:00:00

compartilhar

​Fazenda Flor da Serra inova e inicia implantação de um sistema de energia fotovoltaica

​Fazenda Flor da Serra inova e inicia implantação de um sistema de energia fotovoltaica

A Fazenda Flor da Serra, localizada na Chapada do Apodi  é referência quando se trata de pecuária leiteira no Ceará.  O empresário Luiz Girão inicia a implantação de um projeto piloto que visa construir um sistema de geração de energia solar para todo o consumo da Fazenda e um pequeno projeto para a residência. A ideia é reduzir gastos no consumo de energia além de aproveitar um recurso natural, sendo assim uma forma sustentável de geração de energia favorecendo a preservação do meio ambiente.  

Para realizar esse projeto o empresário conta com o trabalho do arquiteto e urbanista e especialista em energias renováveis, João Garcez. O especialista fala que a geração de energia distribuída virou lei 2 anos atrás e alerta para aproveitar o momento promissor que vivemos em questão de energias renováveis. "O Ceará além de viver um ótimo momento na questão das energias renováveis, por ter planejamento e por ter sol abundante, uma capacidade de geração de energia não só solar como também eólico muito  grande," afirma João Garcez.

Os estímulos à utilização de energias renováveis e a grande importância que este assunto gerou nos últimos anos deve-se principalmente à conscientização da possível escassez dos recursos fósseis e da necessidade de redução das emissões de gases nocivos para a atmosfera. O uso de energias renováveis, como os painéis solares térmicos e fotovoltaicos, para a fabricação de calor e de energia elétrica a partir do aproveitamento da energia solar, é uma maneira a qual o Ceará dispõe de recursos de grande abundância, comparando a disponibilidade de horas de sol por ano com outros Estados.

"A nossa ideia junto com o senhor Luiz Girão - que é um visionário e empreendedor nato - é num primeiro momento fazer um projeto piloto onde a gente possa transferir conhecimento, transferir experiencia e demonstrar em loco as vantagens que tem esse tipo de equipamento," esclarece o especialista em energias renováveis, João Garcez.  

 

 

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Jana Soares

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também