TV Jaguar

Postado em 17/04/2017 às 17:30:00

compartilhar

A Semana Santa e suas tradições religiosas e culturais.

A Semana Santa e suas tradições religiosas e culturais.

As manifestações religiosas alusivas à Semana Santa se iniciam a partir da celebração do Domingo de Ramos, quando os fiéis levam os ramos de coqueiros ou palmeiras para serem benzidos durante a missa que abre a programação da Semana Santa e relembra os momentos de sofrimento vividos por Jesus até a morte e ressurreição.

Durante os demais dias da semana, momentos de devoção e adoração são celebrados pela Igreja Católica em forma de sentimento pelas dores de Jesus até o fim do calvário.

Ainda fazendo parte dos costumes e tradições religiosas, na quinta-feira santa a Igreja revive o momento da Última Ceia, quando Jesus divide o pão e o vinho com os 12 apóstolos, simbolizando assim a carne e o sangue de Jesus, como forma de selar a paz e a união de Deus com o povo da terra, cujo ato se dá através da solenidade do lava-pés. Já o período referente à sexta-feira da paixão costuma ser dedicado a reflexão sobre o sacrifício e morte de Jesus na Cruz.

A reflexão consiste na adoração a cruz que é transportada em procissão pelos fiéis até as Igrejas, onde ficam expostas para adoração pelos religiosos que costumam ficar em vigília nos templos, em sentimento de luto pela morte de Jesus.

Durante o período dedicado a reflexão sobre a morte e ressurreição de Cristo, os fiéis fazem sacrifícios que vão desde não comer carnes vermelhas (somente peixes), não varrem a casa, alguns não penteiam sequer os cabelos e outros mantém o hábito de jejuar.

As brincadeiras de malhação de Judas também fazem parte dos costumes e tradições religiosas e culturais da semana santa que se encerram com a celebração do Domingo de Páscoa, cuja data, é considerada, pela igreja católica, como uma das mais importantes, pois é nessa data que celebra-se a vitória do Senhor Jesus Cristo,a ressurreição.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Nilo Leite

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também