TV Jaguar

Postado em 18/04/2017 às 18:00:00

compartilhar

Iniciada em Limoeiro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Iniciada em Limoeiro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

A Prefeitura de Limoeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta segunda-feira (17), à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), que acontece do dia 17 de abril até o dia 26 de maio de 2017. As doses da vacina contra a Gripe estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde em funcionamento no município e, nas localidades que se encontram sem atendimento, a vacinação acontece de acordo com uma programação. No dia 13 de maio, será realizado o dia D de mobilização em todo o país.

As unidades que já estão em funcionamento: Bixopá, Bom Nome, Brotolândia (funciona na APAE), Cabeça Preta, Centro, Cidade Alta 1 (na Associação), Cidade Alta 2 (no Projeto Paz e União), Córrego de Areia (no Maria Dias), Espinho, KM 60, Populares, Setores e Várzea do Cobra (na Pedra Branca).

 

As unidades que estão em processo de abertura irão seguir o seguinte cronograma:

· Arraial – 18/04 no São Raimundo; 19/04 no Arraial e 26/04 no Sítio Canafístula;

· Luis Alves – 09, 10 e 11/05 na própria Unidade Básica de Saúde;

· Boa Fé – 02, 03 e 04/04 no Centro Juvenil;

A campanha tem como objetivo imunizar os grupos prioritários formados por idosos (a partir de 60 anos), gestantes, professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, profissionais de saúde, população carcerária e funcionários do sistema prisional, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias e crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos de idade.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Thalita Rimes, a meta do Ministério é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários. “É importante ressaltar que a vacina é anual, ou seja, todo ano a pessoa precisa ser imunizada independente de ter se vacinado em anos anteriores”, observou.

A imunização serve contra os vírus Influenza H1N1, H3N2 e B que são transmitidas por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Por isso, é fundamental ter cuidados diários de lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações e ambientes fechados, bem como manter o cartão de vacinação atualizado.

Influenza H1N1

Conforme com o Ministério da Saúde a Influenza, conhecida como H1N1, é uma doença viral febril e aguda. As manifestações mais comuns da síndrome gripal são: aparecimento súbito de febre a 39°C, dor de cabeça intensa, dores musculares, tosse seca e contínua, dor de garganta leve e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / ASCOM

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também