TV Jaguar

Postado em 27/07/2016 às 08:00:00

compartilhar

Cerca de 18 mil Motocicletas circulam no trânsito de Limoeiro do Norte

Cerca de 18 mil Motocicletas circulam no trânsito de Limoeiro do Norte

Até meados da década de 90, ou seja, a cerca de 20 atrás, a cidade de Limoeiro do Norte, afamada “Princesa do Vale do Jaguaribe”, era nacionalmente conhecida como a cidade da Bicicleta. Fama que se deu devido ao grande número de magrelas que transitavam pelas vias urbanas e rurais, sendo na época o principal meio de transporte dos limoeirenses, que tinham as viagens ciclísticas favorecidas dadas o relevo quase plano da cidade e comunidades do entorno.

No entanto, com a chegada do novo milênio e a facilidade em se adquirir um transporte motorizado, a cidade antes tomada por bicicletas, passou à ter suas ruas e avenidas ocupadas por motos, motonetas e todo tipo de ciclomotor que tem a compra facilitada nas mais diversas lojas espalhadas por Limoeiro e outras cidades da região.

Na quarta-feira, 27 de julho, data em que se comemora do dia nacional do Motociclista, a reportagem da TV Jaguar foi até o Departamento Municipal de Trânsito de Limoeiro do Norte - DEMUT, e conversou com o diretor geral da repartição, senhor Marcos Antônio Guimarães, para saber a real situação da frota urbana com a troca das bicicletas pelos potentes motores das pequenas e grandes motocicletas.

Marcos esclareceu que atualmente Limoeiro do Norte possui uma frota de pelo menos 28 mil veículos automotores, e que destes, 63% correspondem a cerca de 18 mil veículos com características de motos, motonetas entre outros ciclomotores, sem contabilizar ainda com as motonetas cinquentinhas, que até o momento não são registradas pelo Detran, mas que deve somar em média 3 mil veículos nas ruas da cidade. Quanto a legalidade destes veículos que circulam diariamente no município, o Diretor do DEMUT afirmou que boa parte delas contam com algumas pendências no Detran, principalmente no que se refere à Imposto para Veículos Automotores (IPVA) e licenciamento do veículo.

Marcos destacou a importância que todos os envolvidos no trânsito devem ter, principalmente os motociclista. E informou que no ano de 2015, Limoeiro registou 780 acidentes envolvendo veículos motorizados, somando 19 óbitos. Quanto ao registro de acidentes com motocicletas, as mesmas estiveram presentes em 720 acidentes automobilísticos, cerca de 90% do número anterior, e causaram direta ou indiretamente a morte de 17 pessoas.

Por fim o diretor do DEMUT aconselhou a todos os motociclistas e seus passageiros que visem primar pela sua segurança e de terceiros, pois as motocicletas além de ser o meio de transporte mais prático e econômico é também o principal causador de mortes no trânsito. Para segurança do condutor, a recomendação é usar o capacete e outras medidas de segurança, devendo o condutor obedecer as sinalizações de trânsito, usar os equipamentos de proteção e evitar dirigir sob o efeito de álcool, fazendo um trânsito mais amigo para si e para os outros.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Arnaldo Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também