TV Jaguar

Postado em 27/07/2016 às 14:30:00

compartilhar

Internauta lança campanha contra as podas de árvores de forma indiscriminada em Limoeiro do Norte.

Internauta lança campanha contra as podas de árvores de forma indiscriminada em Limoeiro do Norte.
Tv Jaguar

Em nota publicada em sua página no facebook, a internauta identificada como Jane Chaves Oliveira denuncia a “poda de árvores”, de forma indiscriminada pela Prefeitura Municipal nas praças, ruas e avenidas da cidade de Limoeiro do Norte. A internauta lançou uma campanha de abaixo-assinado, cujo manifesto está direcionado ao Secretário de Obras Lauro Rebouças Filho e ao Prefeito Municipal Paulo Carlos Silva Duarte, que cobra a revisão das políticas públicas voltadas para a preservação do meio, bem como a preservação e conservação das praças e logradouros públicos do município.

A internauta cobra ainda, as devidas explicações da gestão para a prática de podas desordenadas, onde, de acordo com as avaliações da mesma, toda vez que se poda uma árvore, todos os galhos são decepados, sobrando apenas os troncos.

Na nota-manifesto, a internauta cita alguns pontos da cidade que já passaram por esse processo, e apontou a Praça da Rodoviária. Segundo ela, lá os Ipês brancos foram decepados, árvores centenárias da Praça da Câmara Municipal, e por último a poda das frondosas Castanholas da Praça do Patronato.

Ela descreve também, de forma indignada, o desassôssego dos pássaros, principalmente no início da noite, quando as aves buscam o agasalhamento e não encontram, tendo as mesmas que se agasalharem nos fios dos postes da iluminação pública. A internauta também demonstra preocupação com o aumento da temperatura na cidade com a retirada das sombras das referidas árvores.

Árvore Praça do Patronato

Leia na íntegra:

Esse abaixo-assinado é dirigido ao Prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, e ao Secretário de Obras, Lauro Rebouças, para que revejam sua política de conservação e manutenção das praças e logradouros públicos e ponham fim à poda e ao corte excessivo e indiscriminados de árvores nesses lugares. Caso contrário, apresentem uma explicação plausível para essas “podas”.

Toda vez que uma árvore é podada na cidade, decepam-se todos os galhos, sobrando, muitas vezes, apenas o tronco, sem nenhuma justificativa.

Foram vários os casos, como os ipês amarelos da rodoviária, as árvores da praça da Câmara Municipal, entre outros. A poda mais recente ocorreu na praça do Patronato, de uma árvore frondosa, deixando apenas o tronco (foto acima). Nos dias seguintes, os postes e a fiação elétrica em frente à praça estavam povoados de pássaros. As fotos são impressionantes e causam indignação nos moradores.

Não faz nenhum sentido permanecer com esses cortes, eles só trazem desvantagens para a cidade: impactam o meio ambiente, desabrigando os animais que vivem na copa das árvores; tornam as ruas mais quente; e ainda enfeiam a cidade.

Isto exposto, reiteramos, Sr. Prefeito e Sr. Secretário, queremos o fim das podas e dos cortes excessivos e indiscriminados das árvores da nossa cidade ou a improvável explicação para tal prática.

Este abaixo-assinado será entregue para: Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, Paulo Carlos Silva Duarte. AUTARQUIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL - AMDESA, a Iolanda Freitas de Castro e a SECRETARIA MUNICIPAL DAS OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO (SDU)
Lauro Rebouças Filho.

Participe do abaixo-assinado, clique aqui.

Autora: Jane Chaves Oliveira

 

 

Fonte: Tv Jaguar - Redação

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também