TV Jaguar

Postado em 27/05/2017 às 12:00:00

compartilhar

Poder Legislativo Municipal de Morada Nova. 18ª sessão ordinária do 1º período legislativo de 2017.

Poder Legislativo Municipal de Morada Nova. 18ª sessão ordinária do 1º período legislativo de 2017.

A presente sessão foi aberta pelo presidente da casa, Jorge Brito, que, após evocar proteção divina, propôs que todos ficassem de pé para juntos entoarem o hino de Morada Nova. Sugeriu um minuto de silêncio em homenagem as pessoas falecidas na semana, em seguida passou a palavra ao 1º secretário, vereador Marcos Aurélio e este procedeu a leitura da ata da sessão anterior e os demais procedimentos regimentais.

Vereador Neto da Sinuca iniciou seu pronunciamento resgatando a sua reivindicação quanto ao problema da limpeza pública, iluminação que ainda em muitos bairros e localidades continuam a desejar “Vem a pergunta - porque o prefeito falou que ia fazer muitas coisas e é claro, já fez muito, mas muito pouco, é a pergunta da Juventude” Outro questionamento foi sobre poços profundos que segundo o parlamentar, foram cravados em lugares para beneficiar alguns apadrinhados.

Denunciado pelo vereador em outro sessão, os referidos poços deveriam ter sido perfurados em locais previamente georreferenciado pelo Governo do Estado e quando a empresa veio fazer a perfuração não observou esse detalhe, e naquela oportunidade Neto da Sinuca, havia solicitado uma fiscalização e até a presente data não fizeram a referida aferição da alocação desse poços.

Neto que é da bancada de oposição, reforçou a sua observação se dirigindo ao Vereador Teim, onde ambos solicitaram uma visita do COMDEMA que deve verificar as condições de trabalho dos garis e outros profissionais que desenvolvem atividades insalubres.

Vereador Teim, antes de iniciar seu pronunciamento fez questão de cumprimentar o ex-vereador Edinho que está na galeria, lembrou também com pesar o falecimento do ex-vereador Zequinha Sena e solidarizou-se com a família enlutada, destacou com preocupação o problema da estiagem, onde, o agricultor já vem no 6º ano sofrendo com os problemas da seca, socializou que o secretário de estado Dedé Teixeira da DAS, esteve em Morada Nova para a inauguração no escritório do Instituto AGROPÓLOS e para um seminário que debateu assuntos direcionado ao desenvolvimento da Agricultura Familiar.

Teixeira propôs a reestruturação das propriedades como forma de amenizar os problemas, uma das ações concretas seria a distribuição de kit de irrigação, onde a meta principal é economizar água, propôs da construção de pequenas barragens a limpeza de das lagoas e pequenos açudes para que estes possam melhorar sua capacidade de armazenamento.

Outro assunto abordado pelo vereador Teim que também é Vaqueiro, foi o convite das madrinhas da Associação dos Vaqueiros e criadores de Morada Nova para que a sociedade possa participar da festividade da alusiva a este bravo nordestino e propôs que os proprietários de carro de linha possam dispor e trazer as pessoas para participarem das festividades da festa do vaqueiro.
Finalizou agradecendo a atenção de todos apelou que todos possam durante a festa do divino Espírito Santo reforçar sua fé e a confiança em dias melhores.

Vereador Geovane Barbosa iniciou sua fala refletindo sobre a importância da presença no Parlamento de vereadores e vereadoras jovens, pois, trazem um pensamento diferente, colaborando com o debate e fazendo um paralelo com sua trajetória parlamentar, estando ele no seu 4º mandato e nesse período praticamente não mudou muito, disse Barbosa, se referindo a corrupção que está aí, o povo passando por muitas dificuldades e questionou “Onde está o dinheiro para atender essas necessidades”?

Em contrapartida reconhecer o esforço do prefeito quando fez a pavimentação de uma pequena rua no distrito de Aruarú, que mesmo pequena, mas se vê a diferença, socializou que está encaminhando outros requerimentos ao prefeito Vanderley Nogueira solicitando calçamento ao lado do colégio e de outras ruas, sugeriu que na praça posso instalar uma academia pública. Em outro requerimento segundo Vereador vai solicitar a pavimentação das Ruas Damasceno Girão e Clóvis Beviláqua na sede do município de Morada Nova.

Geovan que é da bancada de oposição “Irei apresentar um projeto de indicação para que cada servidor no dia do seu aniversário tenha direito a uma folga, finalizou parabenizando o colega vereador Dedé do Gildo, que está aniversariando no próximo dia 2 de junho, em um clima amistoso, se convidou para participar da festividade. Agradecendo a presença de todos e a Deus pela bondade da vida. Finalizou.

Vereador Marcos da Ana Cristina iniciou seu pronunciamento destacando eventos que aconteceram na semana, por inicativa da prefeitura municipal em parceria com outras instituições, agradeceu a turma do curso de administração da UVA, que o convidou para participar da festa de formatura o qual foi agraciado como patrono, sentiu-se homenageou pela turma.

Destacou a iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte por ter promovido os jogos escolares destacou o feito do atleta Joseph Monteiro que foi campeão brasileiro de jiu-jitsu e Fábio outro morada novense que ganhou a corrida de ciclismo fora do Estado, homenageou a equipe de Voleibol, que também foi campeã.

Lamentou a posição do colega vereador Neto da Sinuca que perguntou onde estavam os carros novos que foram deixados pela gestão passada, Marcos da Ana que é líder do prefeito na Câmara, esclareceu a locação dos veículos, “Estão prestando serviço aos PSF” Aproveitou para socializar que Morada Nova dispõe de 25 PSF’s, disse ainda, “O prefeito Vanderley Nogueira pretende juntamente com o Governo do Estado, anunciar até o dia 27 de junho a licitação do projeto Areninha e Morada Nova estará sendo contemplado com estes equipamentos esportivos.

Falou ainda sobre o 1ª seminário da Agricultura Familiar, realizado pela Secretaria Municipal da Agricultura onde teve presente secretário de estado Dedé Teixeira e outras autoridades de vários municípios, houve simultaneamente a inauguração do escritório regional do Instituto AGROPÓLOS em Morada Nova, que vai atender várias cidades do Vale Jaguaribe, viabilizando a elaboração de projeto para agricultores acessarem as linhas de crédito para pequenos e médios produtores rurais.

Marcos da Ana sugeriu ao vereador Neto da Sinuca que esses poderia buscar esclarecimentos sobre uma ambulância - S10 que servia a população e a gestão atual não recebeu o referido veículo, até pouco, ninguém sabia o paradeiro, depois de muito esforço foi localizado em uma oficina praticamente depenada, faltando partes do motor e que estava lá abandonada desde 2016, disse ainda, que a atual gestão mandou fazer o orçamento que vai ficar em torno de r$ 15 mil reais a recuperação, “Possivelmente nem compensa a recuperação desse veículo”, segundo Marcos, o vereador Neto que é da oposição poderia acompanhar esses desmandos da gestão passada.

No tocante à segurança, o grupamento do Raio, está previsto chegar em agosto e que o prefeito Vanderley Nogueira já disponibilizou o local onde o grupamento irá se acomodar e a prefeitura está dispondo o suporte Logístico, lembrou ainda, que por todo esse ano o governo do estado prometeu instalar em Morada Nova o batalhão de polícia, frisou a importante Troféu Divino Espírito Santo que será entregue ao ex-prefeito Francine Girão, como forma de reconhecimento pelo serviço prestado a terra do Vaqueiro, assim como, a comenda amigos de Morada Nova que será entregue ao médico Rômulo Jales, considera oportuna as homenagens a esses dois homens que muito se dedicarem e fizeram pela população Morada Nova. INE DICTATION

Vereador Jorge Brito, em seu pronunciamento o presidente da Câmara Municipal de Morada Nova abordou um problema recorrente que atinge toda a população que é o desrespeito das agências bancárias para com os clientes, onde o atendimento é de péssima qualidade e não apresenta nenhuma perspectiva de melhora, segundo afirmou o parlamentar destacou o Bradesco é o que tá mais deixando a desejar, todavia, as reclamações quanto ao Banco do Brasil não são diferentes. Jorge sugeriu que a população procure o Procon no sentido de exigir que o serviço bancário seja de qualidade.

Jorge disse ter recebido a reclamação de um morador da Rua Raimundo Ferreira Cosme, onde lá foi feito uma limpeza tirando o excesso de lama e o operador da máquina terminou arrancando todo o calçamento, um popular estranho ação, falou que iria reclamar a um vereador e o operador da máquina o respondeu de forma diz cortês dizendo “Vereador não tem nada a ver com isso aqui” Desqualificando assim, o papel do parlamentar.

Quando ao problema da iluminação Brito sugeriu que a população procure o Procon no sentido de exigir que a empresa responsável pela manutenção da iluminação pública possa cumprir com o seu dever, pois, entende, se está sendo pago sem oferecer o serviço, a prestadora deve sem dúvida ser penalizada caso não o faça inclusive com qualidade. Disse ainda que vai convidar a empresa ENEO (Coelce), para esclarecer quanto o valor da taxa de iluminação pública cobrada, pois, segundo populares reclamando, os valores são assustadores.

O Presidente Jorge Brito propões ao gestor Municipal WN, contratar vigias para os colégios e posto de saúde, pois, está se tornando comum vândalos invadirem esses prédios públicos e subtrair equipamentos destas repartições, Brito acredita que seja mais econômico contratar vigias tendo em vista que já são concursados, basta convoca-los, o parlamentar socializou ainda, que recebeu uma comissão de motorista de táxi, onde, estes pediram apoio no sentido de interceder junto à Sefaz e essa explicar o porque da morosidade daquele órgão em expedir recibo de isenção de IPVA para os taxista que é garantido por lei.
Na oportunidade os profissionais do volante propuseram que município sanciona uma lei para regulamentar e padronizar os táxis de Morada Nova determinando Inclusive a padronização da cor (branca), Bem como, o tempo de vida útil dos referidos carros e assim garantir melhor conforto para sociedade que serve-se desse serviço.

Convidou a sociedade para a próxima sessão ordinária que acontecerá na quinta-feira 1º de junho, geminada com uma audiência pública para debater sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO para 2018. Finalizou

Por: Marfreitas

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Marfreitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também