TV Jaguar

Postado em 28/07/2016 às 17:00:00

compartilhar

25 de julho foi o dia do Motorista profissional que transporta o progresso e futuro da nação

25 de julho foi o dia do Motorista profissional que transporta o progresso e futuro da nação

Ser um motorista, seja de caminhão, de ônibus, de táxi ou de automóvel particular, é um ofício capaz de proporcionar adrenalina, e a possibilidade de poder explorar novos caminhos e de interagir com outras pessoas, pelo fato dos motoristas terem a liberdade de ir e vir, e cruzar as mais diversas estradas que cortam o país. Em contra partida, a profissão de motorista exige do profissional atenção redobrada, amor e dedicação pela função que desempenha.

No município de Limoeiro do Norte, distante 190 quilômetros da capital cearense, podemos constatar inúmeros cidadãos que mesmo diante de outras oportunidades escolheram a arte de dirigir como profissão, e por várias décadas atuam como motorista de onde tiram o sustento para toda a família.

No centro da cidade, tem destaque para os taxistas que diariamente estão nos respectivos postos de trabalho, sempre disposto e apto para atender a clientela com muito profissionalismo.

Dentre os mais antigos na praça, o taxista João Pretinho afirma que está na profissão na cidade de Limoeiro do Norte, desde o início da década de 70, João Nogueira ressalta, que muito antes de se tornar motorista de táxi, ele já desenvolvia a mesma função, só que como motorista de caminhão e operador de máquinas em empresas da construção civil, no sul país. Com mais de quatro décadas como taxista de Limoeiro, comemora o fato de nunca ter passado por nenhum momento que lhe proporcionasse sinal de perigo. Pretinho comemora ainda, os laços de amizade conquistados durante os anos em que exerce a profissão de motorista de táxi.

João Pretinho, Arisio Maciel, Raimundão, Flávio Nogueira e José Ivan

Flávio Nogueira também se diz realizado por ter escolhido a profissão de motorista. Conforme mencionou o taxista limoeirense, o início da sua trajetória foi também na década de 70, quando ele fez a aquisição de um automóvel e começou a fazer umas corridas na praça da cidade, tendo atuado como motorista de caminhão no Estado de Minas Gerais, depois retornado para a sua cidade de origem, onde se estabeleceu como taxista.

Ele também comemora o sucesso na profissão de motorista, mas lembra de que para chegar aonde está hoje, ele já enfrentou algumas situações difíceis, recorda de quando foi assaltado e teve o seu carro levado pelos criminosos. Flávio Nogueira lamentou por outros colegas taxistas que passaram por situações semelhantes, tendo alguns deles, além de ter perdido a sua ferramenta de trabalho, perderam também a vida.

Raimundo de Freitas Nunes (Raimundinho do Misto), ao longo dos seus 86 anos de idade sente-se orgulhoso por ter dedicado grande parte de sua vida à profissão de motorista. Ele conta que ainda jovem conseguiu tirar a carteira de motorista e passou a exercer a função que desde criança almejava, que era um dia ser motorista de caminhão. Raimundinho conta que depois de trabalhar como empregado por vários anos, mas um dia teve a oportunidade de comprar um caminhão de propriedade do Sr. Joaquim Jacó de Freitas, que logo o transformou num misto e passou a fazer linha para Mossoró, no Rio Grande Norte, cujo trajeto, ele percorreu diariamente por longas décadas, até chegar à aposentadoria.

 

Seu Raimundinho conta que nessa longa trajetória, ele passou por várias situações, dentre elas, tentativas de assalto. Bem humorado, ele conta que até parto ele chegou a fazer dentro do seu Misto. Seu Raimundinho orgulha-se por ter conseguido criar, educar e formar toda uma família composta por sete filhos, com recursos, segundo ele, fruto de longos anos de trabalhos como motorista de caminhão. Concluiu.

O dia 25 de julho é também dedicado a São Cristovão, que é considerado pela Igreja Católica do Brasil, como uma das devoções mais populares e antigas. O nome "Cristóvão" quer dizer, aquele que carregou Cristo nas costas, conta o padre João Benedito Villano.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Nilo Leite

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também