TV Jaguar

Postado em 29/07/2016 às 17:00:00

compartilhar

Um Relojoeiro e uma missão: acertar os ponteiros do relógio da coluna da hora

Um Relojoeiro e uma missão: acertar os ponteiros do relógio da coluna da hora
Coluna da hora por dentro em foto de Nilo Leite

A Habilidade para consertar relógios foi adquirida através das experiências deixadas pelo Senhor Pacifal, relojoeiro antigo e experiente que por vários anos desenvolveu a função, prestando relevantes serviços na arte que exerceu. Dos filhos do relojoeiro, apenas um, Lucivaldo Oliveira optou por dá continuidade na profissão herdada por seu pai.

Seguindo exemplo do Seu Pacifal, que por várias décadas foi responsável pelos consertos do relógio da coluna da hora, monumento histórico de Limoeiro do Norte, Lucivaldo assumiu o ofício de regulador do referido relógio, no final da década de 80. De lá para cá, diariamente ele faz a escalada, subindo cerca de 40 degraus, até chegar ao topo da coluna para ajustar os ponteiros do relógio público.

Ele comentou que começou a subir na coluna da hora, ainda na companhia do pai, que por muitos anos prestou o serviço.

Atualmente, a sua primeira escalada é logo ao dia amanhecer, diariamente, por volta das 5h30min, o relojoeiro já está no ponto para subir degrau por degrau até chegar ao relógio, ali instalado há várias décadas.

Lucivaldo afirma que chegou a subir de três à quatro vezes por dia para fazer pequenos reparos no aparelho, que pelo seu longo período de uso, é comum que vez por outra apresente algum tipo de defeito.

Coluna da hora vista por fora

Lucivaldo afirma que no começo de suas atividades, sentia um friozinho na barriga, mas depois que pegou a prática ele sobe e desce tranquilamente, quantas vezes for necessário.

Ele se declara orgulhoso diante de sua profissão e missão em manter viva uma referência histórica da cidade. 

Haja fôlego e disposição!!!

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Nilo Leite

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também