TV Jaguar

Postado em 28/06/2017 às 17:30:00

compartilhar

SAAE constrói nova captação d'água na comunidade de Sítio Saquinho

SAAE constrói nova captação d'água na comunidade de Sítio Saquinho

O morador Idelson Faustino, diz, que agora é possível beber água até da torneira. A meses a comunidade rural de Sitio Saquinho, que fica localizada aos pés das Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte, vinha sofrendo com a má qualidade da água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Limoeiro do Norte (SAAE), que passou a ter uma quantidade insuportável de óxido de ferro (capa rosa), no antigo poço que a mais de 16 anos é usado para alimentar o sistema.

Para resolver o problema, os técnicos do SAAE, perceberam que o mais viável seria retirar água do leito do Rio Jaguaribe, uma vez que naquela região, quase todo o lençol freático está contaminado com a capa rosa.

Em conversa com nossa reportagem, o diretor geral do SAAE, Valdo Lemos, explicou que para fornecer água de qualidade para a comunidade de Sítio Saquinho, foi necessário a ampliação da captação de cerca de 70 metros, para captar água da superfície, que chega ao poço da estação de bombeamento, através de um canal cavado na areia do rio. Daí, além da filtragem de areia, a água é novamente filtrada e clorada na antiga estação de tratamento, levando realmente água de qualidade as residências dos usuários.

Era uma cobrança dos vereadores Heraldo Holanda e Mixico, mas só pode ser priorizado depois que o SAAE resolveu o problema de abastecimento no Canto Grande, só então, o SAAE pode focar no Sítio Saquinho, que já está na programação do sistema, ligar a rede a outras 5 famílias que reivindicaram receber a água do SAAE.

Valdo adiantou que o SAAE está trabalhando para levar água da cidade partir do Canto Grande, visando abastecer as comunidades de Setor NH3, NH4 e NH5, no Perímetro Irrigado Limoeiro-Morada Nova indo por gravidade do Canto Grande até os Setores 4 e 5, e de lá por bombeamento até o Setor 3. De forma que o SAAE agradece a compreensão de seus usuários e se compromete a trabalhar pelo bem estar de todos os usuários.

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Arnaldo Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também