TV Jaguar

Postado em 05/08/2017 às 06:00:00

compartilhar

Vereador Nathizael sobe em palanque e inaugura praça com o Prefeito Weber Araújo

Vereador Nathizael sobe em palanque e inaugura praça com o Prefeito Weber Araújo
Foto: Reprodução/ Prefeitura de Russas

A Praça Pública Luíza Cunha Saldanha teve o projeto de lei de denominação realizado pelo vereador Nathizael. Cumprindo a agenda de inaugurações da programação oficial da Semana do Município – SEMUR 2017, o prefeito Weber Araújo entregou a população russana no início da noite desta sexta-feira, 04 de agosto, a moderníssima Praça Pública do bairro Catumbela, construída em frente ao Ginásio Municipal Joel Correia Lima.

O equipamento foi uma solicitação do vereador Maurício Martins e custou aos cofres públicos o valor total de pouco mais de meio milhão de reais, oriundos do Governo Federal, do Ministério do Turismo, através de emenda parlamentar do deputado federal Genecias Noronha, e contrapartida do Município.

A citada praça, assim como as demais construídas pela gestão Weber Araújo, tem arquitetura moderna e diferenciada, contando com piso de bloco intertravado, caramanchões, arborização com áreas gramadas, parque infantil, passeio para caminhadas, acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, ampla área de estacionamento, sinal de wi-fi e iluminação com lâmpadas de 400w a vapor metálico. Um local belíssimo e aconchegante que proporcionou novo aspecto urbano ao seu entorno.

O espaço público foi denominado de Praça Luíza Cunha Saldanha numa justa homenagem feita a uma pessoa que prestou relevantes serviços a comunidade russana principalmente na área da educação. O Projeto de Lei que oficializou essa feliz homenagem foi de autoria do vereador Nathizael Gonçalves, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Weber Araújo.

A saudosa Luíza Cunha Saldanha era natural de Jaguaretama, mas adotou Russas como sua cidade do coração. Veio morar na terra de Dom Lino ainda bem jovem em 1967, quando tinha apenas 18 anos. Concluiu o curso normal no colégio UNECIM onde posteriormente exerceu a atividade de professora. Graduou-se em Pedagogia na FAFIDAM em Limoeiro do Norte. Foi diretora dos colégios; Murilo Serpa, Irapuã Diniz de Aguiar e do Planalto da Bela vista, e ainda trabalhou no município de Russas, na Secretaria de Ação Social. Na sua terra Natal exerceu também o cargo de diretora na Escola Agrícola. Recebeu o Título de Cidadã Russana proposto pela vereadora Noilda Rocha e outorgado pela Câmara Municipal em 06 de agosto de 2005. Luiza Cunha faleceu em Fortaleza aos 57 anos, em 30 de abril de 2006, causando profunda tristeza e comoção aos familiares e amigos. E nesta data de 04 de agosto de 2017 eterniza seu nome em um logradouro público da cidade de Russas, terra que adotou de coração.

A família da homenageada, que se deslocou da cidade de Jaguaretama com aproximadamente 30 familiares e amigos para prestigiar o momento marcante, foi representada pelos seus irmãos Luzia Cunha e Afonso Cunha (Bena) ambos ex-prefeitos de Jaguaretama. Luzia fez uso da palavra e agradeceu ao vereador Nathizael e demais parlamentares bem como a essência do prefeito Weber em homenagear sua saudosa irmã Luiza Cunha em um espaço tão bonito e alegre como ela sempre foi, eternizando seu nome na cidade que ela tão amou.

O vereador Nathizael fazendo uso da palavra, observou que estava ali em respeito a homenageada, agradeceu ao prefeito Weber por ter sancionado o projeto de sua autoria denominando a Praça da Catumbela de Luiza Cunha Saldanha, ressaltando ser uma homenagem merecida por tudo que ela fez em Russas no exercício da sua profissão como professora e diretora, por ela ter adotado Russas como sua segunda casa e cidade do coração.

O Prefeito Weber Araújo ressaltou que foi uma alegria muito grande sancionar o Projeto de Lei denominando e respectiva praça com o nome da Luiza Cunha Saldanha, e que a homenagem foi muito justa por tudo que ela fez como educadora para Russas. Agradeceu aos familiares da homenageada que vieram em grande número participar desse momento tão importante que eterniza o nome da saudosa Luiza Cunha.

A Praça Luiza Cunha Saldanha foi a 7ª obra inaugurada pelo Prefeito Weber na SEMUR 2017, que acontece no período de 01 a 06 de agosto, celebrando os 216 anos de emancipação política de Russas. Anteriormente já foram entregues as quadras das escolas: Municipal Waldemar de Sousa Pinheiro (Miguel Pereira), Municipal Margarida Maria de Alacoque (Alto do Velame) e Municipal Juarez Santiago de Lima (Pitombeira II), laboratório e reforma da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Praça José Antônio da Silva (Zé Bengala) da Lagoa do Toco, pavimentação em paralelepípedo da Rua Antônio Sabino Mendes (Flores) e a Quadra poliesportiva da Ingá.

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Prefeitura de Russas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também