TV Jaguar

Postado em 14/09/2017 às 06:00:00

compartilhar

Optometrista dá dicas de como se prevenir das doenças que afetam a visão.

Optometrista dá dicas de como se prevenir das doenças que afetam a visão.

De acordo com Luis Aldir Garcia, são muitas as doenças que podem levar uma pessoa à cegueira, assim como existem também, as deficiências visuais, popularmente conhecidas como a metropias, que são a miopia, astigmatismo, que costumam ser confundidas como doenças, mas que podem ser tratadas tanto através de correção visual, como através de terapias, já que não reconhecidamente como doenças da visão, não acarretam também risco de acometimento dos pacientes á cegueira e, sim a um problema que denominado de baixa visão.

Além dos problemas acima mencionados pelo especialista em optometria, vários outros problemas podem ser diagnosticados pelo optometrista que são os glaucomas, retinopatia diabética e hipertensiva, como também os problemas ocasionados por excesso de coceiras nos olhos.

Luís Aldir Garcia ressalta que é de fundamental importância que sejam diferencias as deficiências visuais das patologias. E, define a primeira como sendo a miopias, hipermetropia, o astigmatismo, além das hipermiopias, que segundo ele, essas doenças costumam atingir as pessoas acima de 40 anos de idade. As patologias, o especialista define como um problema que pode ser identificado tanto pelo oftalmologista como pelo optometrista que podem encaminhar o paciente diagnosticado com a doença para outro profissional com profundo conhecimento na área, visando com isso, o aceleramento no processo de tratamento.

Sobre cataratas, Luis Aldir enfatizou que a vantagem em relação às outras patologias ligadas é visão, é que as cataratas podem ser curáveis. Podendo ser elas ocasionadas em consequência da idade do paciente (senil), traumáticas, ou ainda por uso de medicamentos, além das cataratas congênitas, ocorrendo esse tipo de doença em crianças que já nascem com catarata.

Nesse caso, o especialista indica a realização do exame precoce que é realizado logo após o nascimento do bebê, cujo exame, ainda de acordo com Luis Aldir Garcia, possibilita diagnosticar se a criança será ou não acometida de algum tipo de doença que afeta a visão ao longo da vida.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Nilo Leite

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também