TV Jaguar

Postado em 21/09/2017 às 06:00:00

compartilhar

Setembro Amarelo: Saúde mental em debate na cidade de Limoeiro do Norte.

Setembro Amarelo: Saúde mental em debate na cidade de Limoeiro do Norte.

Sob o tema “Suicídio: um enigma e um estigma social”, a secretaria de saúde do município de Limoeiro do Norte, através da coordenação do CAPS II e CAPS AD realizou na manhã de quarta-feira, 20, nas dependências do auditório do CVT-Limoeiro, importante palestra com as psiquiatras Célia Costa Lima e Fátima Vale Barroso.

O evento contou com a presença de representantes de várias instituições sociais, educacionais e de classe, além da secretária municipal de saúde e do vice-prefeito João Dilmar.

Para a reportagem da Tv Jaguar, a secretária Sandra Lira falou da importância do debate em torno do tema “suicídio” e do engajamento de profissionais de várias áreas de atuação da administração municipal, objetivando a realização da campanha do setembro Amarelo no âmbito do município de Limoeiro Norte.

Na visão da secretaria municipal, as rodas de conversas para discutir o tema devem ter continuidade no município como forma de proporcionar ações que viabilizem a prevenção e o combate ao suicídio.

A psiquiatra Célia Costa Lima destacou a importância de dialogar e escutar as pessoas que se apresentam com sintomas de depressão ou atitudes que possam estar relacionadas com o desestímulo com a própria vida. A palestra salientou ainda que antes de cometer o suicídio os pacientes acometidos por transtornos dão sinais. Ela também mencionou a importância dos CAPS no processo de tratamento dos problemas relacionados a saúde mental.

João Dilmar da Silva, atual vice-prefeito da cidade prestigiou o evento e parabenizou a equipe organizadora pela realização do evento dentro da programação do Setembro Amarelo proporcionando importante debate sobre a morte. Dilmar também destacou a relevância dos CAPS para o tratamento de pessoas com algum tipo de transtorno mental e expressou o sentimento de alegria por ter contribuído de forma muito acentuada para a implantação do CAPS em Limoeiro do Norte quando esteve como prefeito da cidade.

Enquanto isso, a Dra. Fátima Barroso também expressou a sua satisfação por contribuir com o debate sobre o tema suicídio promovido pelo CAPS II, em parceria com a prefeitura e demais secretarias municipais. Durante a palestra, a psiquiatra relacionou o consumo excessivo de drogas e o alcoolismo, dentre outros problemas como sendo de grande influência para a prática do suicídio.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Nilo Leite

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também