TV Jaguar

Postado em 12/12/2017 às 05:00:00

compartilhar

Empenho de 57 milhões assegura construção da adutora Morada Nova/ Limoeiro a Tabuleiro do Norte.

Empenho de 57 milhões assegura construção da adutora Morada Nova/ Limoeiro a Tabuleiro do Norte.

Atendendo a reivindicação do Prefeito Zé Maria Lucena de Limoeiro do Norte e de seus aliados do PMDB de Tabuleiro do Norte, como o ex-prefeito Edinardo e a vereadora Lindalva, todos preocupados com a grave crise hídrica que atinge quase todos os municípios cearenses, o presidente do senado Eunicío Oliveira, tem reforçado sua luta para ampliar as ações de convivência com a seca.

Ele anunciou na tarde da segunda-feira, (11), que mais um projeto nessa área está sendo atendidos. O senador conseguiu liberar junto ao DNOCS, mais 57 milhões para instalação de 3 adutoras muito importantes para o Ceará, uma delas é a que vai ligar Tabuleiro do Norte a Limoeiro do Norte e assim abastecer grande parte da região jaguaribana.

Tendo em vista que o Castanhão está em situação crítica, a aproximadamente 90 dias atrás, o secretário Francisco Teixeira falou da definição de ser liberada uma vazão em torno de 4m³/s de água, para garantir a manutenção das culturas irrigadas permanente nos perímetros e o consumo humano no vale do Jaguaribe. Para tanto, a ideia era de implantar uma adutora de montagem rápida para levar água da irrigação para abastecer as cidades de Limoeiro do Norte e Tabuleiro.

Sobre essa proposta da COGERH, o diretor geral do SAAE de Limoeiro Valdo Lemos, já tinha noticiado aos cidadãos da cidade, durante a sessão itinerante da câmara municipal na comunidade de Sucupira, na Chapada do Apodi.

Segundo Valdo, a tubulação parte do Açude Currais Velhos em Morada Nova, e chegando ao entroncamento da CE-266, de onde um ramal levará água a estação de tratamento de Limoeiro e outro para Tabuleiro do Norte.

A única preocupação do diretor do Sistema de abastecimento de Limoeiro do Norte, é quanto o alto valor estipulado da energia para o bombeamento dessas águas, que ficará em torno de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), que deverão ser rateados entre as duas prefeituras, observando também, que o SAAE, já paga caro pela água consumida na cidade.

Mas por outro lado ele se mostra satisfeito pois o abastecimento humano de Limoeiro do Norte e Tabuleiro está garantido de uma forma ou de outra e com a oficialização do emprenho do recurso liberado para a obra pelo Senador Eunício, a expectativa é que o quanto antes se inicie a construção dessa importante adutora. 

 

 

Fonte: Tv Jaguar

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também