TV Jaguar

Postado em 24/07/2018 às 16:40:00

compartilhar

Limoeirense se destaca na Ciência Internacional

Limoeirense se destaca na Ciência Internacional

Filho de um Quixereense do Sítio Pocinhos e de uma Limoeirense do Tabuleiro Alto, o agora Dr. Ernane Nogueira Nunes, se destaca no cenário da ciência internacional.  Aos 31 anos de idade, o cientista vem desde 2012, publicando artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, como Inglaterra, África do Sul e México, em variados idiomas como inglês, português e espanhol, totalizando atualmente 23 publicações de artigo e 2 capítulos de livros. Destaca-se na produção cientifica de artigos nas áreas de bioquímica vegetal, etnobotânica de plantas medicinais e alimentícias e ciência e tecnologia de alimentos.

Formado em Tecnologia de Alimentos (2005), pelo então, Instituto CENTEC, que posteriormente viraria campus do IFCE em Limoeiro do Norte, atuou profissionalmente em empresas do agronegócio na Chapada do Apodí e posteriormente como professor e coordenador do curso Técnico em Agroindústria, na cidade de Quixadá – CE, onde permaneceu por dois anos (até final de 2011).

A partir daí, se identificou com a área da docência, mas ser professor apenas de curso técnico já não era suficiente, então decidiu partir para um Mestrado, onde foi aprovado no curso de Agronomia na Universidade Federal da Paraíba – UFPB na cidade de Areia, na linha de pesquisa em Bioquímica e Tecnologia de Sementes, sendo orientado pelo pesquisador da EMBRAPA Dr. Ricardo Elesbão Alves e tendo sua dissertação intitulada: Qualidade e compostos bioativos em frutos de pitaia (Hylocereus polyrhizus) produzidos na Chapada do Apodi, tendo recebido o título em fevereiro de 2014. Essa pesquisa ressalta a importância de um variado grupo de substâncias que auxiliam na remoção de radicais livres do nosso organismo, o que pode proporcionar uma melhoria na qualidade de vida.

Durante esse período estudando na Paraíba, recebeu o prêmio Prof. Dr. Genildo Bandeira Bruno, por ser o Mestrando que mais produziu cientificamente pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Federal da Paraíba e também nesse período, conheceu os professores Dr. Reinaldo Farias Paiva de Lucena da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Dr. Carlos Antônio Belarmino Alves da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, onde juntos desenvolveram diversas pesquisas nas áreas de etnobiologia e etnoecologia, estudando principalmente as mudanças em áreas do semiárido, com foco em conhecimento sobre usos de plantas alimentícias e medicinais por conta do aquecimento global.

Também nesse período foi editor de duas revistas Científicas a Gaia Scientia e a Agropecuária Técnica, ambas da UFPB e deu diversos pareceres sobre a literatura científica para revistas como a Caatinga, Revista Cubana de Plantas Medicinales, dentre outras. Após terminar o Mestrado, em fevereiro de 2014, foi aprovado para o Programa de Doutorado em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, onde foi orientado pela Dra. Ana Paula Trindade Rocha e o Dr. Gilmar Trindade de Araújo, tendo sua tese defendida em fevereiro de 2018 e intitulada: Produção de adsorventes utilizando resíduo de cajá (Spondias mombin L.), para o tratamento de disruptores endócrinos. Através dessa pesquisa, o jovem cientista desenvolveu carvões ativados, bem como o método de remoção do herbicida 2,4-D de meios aquosos, onde já foram feito o pedido de duas novas patentes, atualmente em análise e que poderá auxiliar na descontaminação de diversos corpos hídricos (rios e lagos), contaminados com essa e/ou outras substâncias químicas, advindas da aplicação de defensivos químicos, que a curto ou médio prazo pode ocasionar graves problemas a saúde e ao meio ambiente.

O cientista quer no futuro desenvolver mais pesquisas que auxiliem na fixação do homem no campo, utilizando racionalmente seus recursos para gerar renda e alimentos nutritivos, bem como desenvolver novos métodos de tratamento de águas contaminadas com substancias químicas oriundas do uso abusivo de agrotóxicos. A trajetória de vida do Dr. Ernane é um exemplo de que a persistência nos seus sonhos vale a pena, e que com dedicação e amor, é possível ter sucesso, mesmo distante de casa, um grande exemplo para as atuais e futuras gerações, principalmente a limoeirense, afinal o mesmo estudou e moldou seu caráter em nossas escolas e com nossos professores e cidadãos.

 

 

 

Fonte: Tv Jaguar

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também