TV Jaguar

Postado em 27/07/2018 às 16:00:00

compartilhar

I Fórum municipal sobre Doença de Chagas foi realizado em Limoeiro

I Fórum municipal sobre Doença de Chagas foi realizado em Limoeiro

Foi realizado no dia 27 de julho de 2018, no CVT de Limoeiro do Norte, o I Fórum municipal sobre Doença de Chagas.

O referido evento teve início por volta das 8 horas da manhã com a realização de uma palestra sobre Epidemiologia da Doença de Chagas, ministrada pela Dra. Maria de Fátima Oliveira da Universidade Federal do Estado do Ceará, que mostrou também um estudo realizado no município de Limoeiro do Norte, mais especificamente, como também foi feita uma apresentação de um estudo de caso pela mestranda Francisca Mylena Melgaço Nunes, também da Universidade Federal do Ceará.

O Fórum contou ainda com uma palestra do Dr. Ricardo Hélio Chaves Maia, ele que é médico concursado no município, com especialização em cardiologia, que expôs palestra tratando sobre o manejo clínico de pacientes com doença de chagas.

Dentre outros momentos expostos no referido Fórum, foi o de que a cidade de Limoeiro, juntamente com o município vizinho de Quixeré, são os que mais registram pacientes infectados com doença de chagas, e que os mesmos são acompanhados e tratados em Fortaleza, como foi dito pela palestrante Mylena Melgaço, e que ela, faz parte de uma equipe de profissionais da saúde do estado, que atende justamente os referidos pacientes desses municípios.

Por último representando o município de Limoeiro e a própria secretaria de saúde do município, Levi Santos gerente das endemias e zoonoses, trouxe uma palestra de combate ao vetor, e que na oportunidade foi possível também fazer debates com o público presente que trouxeram vários assuntos relativos ao fórum e também de alguns casos de pacientes da doença de chagas na cidade. O Fórum foi formado por profissionais da saúde do município de Limoeiro, como por exemplo, agentes de saúde, agentes de endemias, enfermeiras e que contou ainda, com a presença do secretário de saúde, Dr. Júnior Ibiapina.

Sobre a doença de Chagas
A doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi. Conhecida por ser causada pela picada do inseto “bug” nas Américas, na verdade é transmitida quando humanos entram em contato com as fezes contaminadas desse inseto, o que pode acontecer quando alguém é picado ou quando ingere contaminação. Comida. No entanto, poucos sabem que a doença de Chagas também pode ser transmitida de uma mãe infectada para o bebê.

Sintomas
Os sintomas são variados dependendo das duas fases da doença: na fase aguda (que começa logo nos primeiros três meses após a infecção) a maioria dos casos não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico oportuno e o tratamento precoce. Na fase crônica podem se manifestar complicações cardíacas ou digestivas que surgem depois de muitos anos, afetando o coração, causando arritmias e outros transtornos, além de afetar o sistema digestivo, causando dilatação do esôfago (que se manifesta com dificuldades para deglutir os alimentos) e do cólon (que se manifesta por constipação). Outros sintomas na fase crônica podem incluir: desmaios, palpitações, dores no peito, inchaço dos membros inferiores e dores abdominais.

 

Tratamento
O tratamento específico pode ser realizado com benznidazol, (medicamento de primeira escolha) ou nifurtimox (que não está disponível no Brasil) e tem uma duração média de 60 dias. Quanto mais cedo for feito o tratamento, maiores são as chances de cura da pessoa infectada. Uma pessoa infectada que seja diagnostica na fase aguda e receba o tratamento adequado tem aproximadamente 100% de chance de cura.

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Jucelino Castro

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também