TV Jaguar

Postado em 30/07/2018 às 16:00:00

compartilhar

IFCE Jaguaribe se prepara para o RDC Day 2018

IFCE Jaguaribe se prepara para o RDC Day 2018

Em sua terceira edição, evento de Tecnologia do IFCE se consolida no Vale do Jaguaribe. No dia 25 de agosto, Jaguaribe vai se transformar durante um dia na "capital cearense das Redes de Computadores"! O III RDC Day 2018 do IFCE Jaguaribe se consagra em sua terceira edição como um dos mais importantes do segmento no estado, sendo realizado desde 2016. O RDC Day é uma iniciativa do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará em Jaguaribe - IFCE Jaguaribe - e do Centro Acadêmico Turing.

O evento de Novas Tecnologias, Informática e Inovação do Vale do Jaguaribe manterá na edição deste ano sua configuração original, ao abordar não apenas as rede de computadores, mas outros segmentos das Tecnologias da Informação e Comunicação.

O encontro do IFCE Jaguaribe vem apresentar a cidade e a municípios vizinhos assuntos desta área em constante expansão, sempre na demanda por profissionais especializados e qualificados. As inscrições já estão abertas no hotsite.

Evento multitemático

O III RDC Day 2018 do IFCE Jaguaribe promete novidades para este ano. A programação diversificada trará palestras, oficinas, tecnologias, inovação, competições, maratona, entretenimento e networking, apresentando nomes regionais da área para troca de experiências e informações. Uma ótima oportunidade de fluxo de conhecimento para quem está dando os primeiros passos nos estudos e pesquisas ou mesmo para quem já tem conhecimento e experiência nos temas apresentados.

A presidenta do Centro Acadêmico Turing, Nikki Nunes, explica que o RDC Day é um evento que irá reunir alunos, professores e demais interessados pelo mundo das redes de computadores e tecnologia em geral. “Em todas as edições nós trazemos palestras e oficinas também nas áreas de software, programação e segurança, por exemplo, com assuntos um pouco diferente do que "vemos" em redes. Mas isso não deixa de ser importante. O nosso objetivo é que mais pessoas conheçam essa área, o que nós alunos estudamos e que também tenhamos noções de várias outras áreas dentro da tecnologia da informação”, complementa Nikki Nunes.

Adriano Maia, tecnólogo em redes de computadores formado pelo IFCE Jaguaribe, pesquisador e professor do Pronatec no município de Pereiro, explica que a maior abrangência do encontro este ano se deu pela própria configuração do público, com interesses variados. Organizador do evento desde a sua primeira edição, ele esclarece que o foco continua a ser as redes de computadores, mas informa que a proposta é levantar interesse dos participantes pelos mais variados temas. “Tudo sempre interligado na conexão às redes. Uma grande iniciativa que o III RDC Day do IFCE Jaguaribe também trará este ano é o debate sobre gênero, sobre a atuação das mulheres nos segmentos da tecnologia, com a presença de duas palestrantes muito conhecidas na área”, destaca.

Crescimento

Segundo o também tecnólogo em Redes de Computadores pelo IFCE Jaguaribe, pesquisador e professor do Pronatec, Rangel Félix, a tendência é que nesta edição o evento torne-se maior. "As novidades de 2017 para 2018, além da ordem de palestras, oficinas e workshops, será o remodelamento do evento, possibilitando que este seja acompanhado na íntegra pelos participantes, sem que estes percam durante o dia qualquer das atividades", esclarece. Rangel conta que o público do Flisol (Festival Latino-americano de Software Livre) é o mesmo do RDC Day. “A vantagem deste ano é que o IFCE Jaguaribe juntará esforços com parcerias de outras instituições, que estão ajudando a construir o evento, fazendo-o acontecer", complementa.

Realidade Regional

Para Adriano Maia, o empreendedorismo na área de tecnologia no Vale do Jaguaribe está em ascensão, em constante crescimento. “A gente sabe que tecnologia, tanto na área de Informática quanto em Redes, não depende tanto de recursos físicos quanto de pessoas qualificadas. A gente tem um exemplo de um crescimento da tecnologia na região, com um provedor, que é a Brisanet, na cidade de Pereiro, considerado um dos melhores provedores do país. Como na área de desenvolvimento, aqui próximo, na região de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, também tem esse crescimento”.

As características das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação na região são sobretudo de pequenas empresas, avalia Adriano Maia. “O profissional que estas empresas querem é mais que o profissional qualificado, ela quer a pessoa que ‘saiba’ trabalhar, desenvolver projetos, demonstrar conhecimento prático aliado à excelente qualificação. Mostrar que sabe colocar o conteúdo adquirido na prática. O RDC Day do IFCE Jaguaribe é assim: um evento para todo mundo que gosta de tecnologia, em um mundo que está completamente conectado à tecnologia, onde o conhecimento teórico e a prática se aliam”, conclui o organizador do evento.

Inscrições abertas

As inscrições começaram no dia 25 de julho, na página do evento, e são completamente gratuitas, assim como todas as atividades. Podem participar estudantes das áreas de redes de computadores, computação, tecnologias de informação, informática e sistemas de informação, professores, profissionais e a pessoas da comunidade externa que tenham interesse pelos temas,.

Facebook https://www.facebook.com/RDCDay2018

Instagram https://www.instagram.com/rdcday

HotSite rdcday2016.wixsite.com/rdcday2018

Link para inscrições https://goo.gl/QHJRPv

E-mail Centro Acadêmico Turing Redes de Computadores IFCE Jaguaribe centroacademicoturing@gmail.com

 

 

Fonte: Tv Jaguar / ASCOM-IFCE

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também