TV Jaguar

Postado em 16/08/2018 às 16:00:00

compartilhar

Melão brasileiro tem pegada de carbono 50% menor que o produzido no exterior

Melão brasileiro tem pegada de carbono 50% menor que o produzido no exterior

O melão amarelo que sai da região Jaguaribe-Açu – o principal polo produtor brasileiro da fruta – deixa na atmosfera a metade da quantidade de gases de efeito estufa que a liberada pelo melão do tipo italiano cultivado na região da Sicília, Itália. Outros importantes produtores mundiais apresentam quantidades similares ou até mais emissões que as registradas no Sul da Itália. Veja a comparação no quadro abaixo:

Os dados foram calculados durante um amplo estudo de eficiência ambiental da cultura, realizado dentro de fazendas produtoras do polo Jaguaribe-Açu, pela rede Repensa Melão - um consórcio que reuniu instituições de pesquisa e representantes do setor produtivo. Os dados estão disponíveis na internet em publicação no formato digital.

“A pesquisa atende a uma necessidade dos produtores. Eles desejavam mensurar a eficiência ambiental para garantir espaço em mercados mais exigentes, que buscam produtos com certificados ambientais”, explica a pesquisadora Maria Clea Brito de Figueiredo, da Embrapa Agroindústria Tropical (CE).

Fonte: (Cellura et al., 2012), (Audsley et al., 2009) Arte: Ana Elisa Galvão Sidrim

*Equivalência em dióxido de carbono (em inglês, carbon dioxide equivalent), CO2eq ou CO2e, é uma medida internacionalmente aceita que expressa o potencial de aquecimento global de gases de efeito estufa (GEEs) em relação ao do dióxido de carbono (CO2)

 

 

Fonte: Tv Jaguar / noticiasagricolas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também