TV Jaguar

Postado em 21/08/2018 às 16:00:00

compartilhar

Estudante do IFCE de Tabuleiro do Norte cria sistema que permite ligar o veículo à distância.

Estudante do IFCE de Tabuleiro do Norte cria sistema que permite ligar o veículo à distância.

Uberlan Gondim, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Tabuleiro do Norte, desenvolveu em sala de aula seu sistema de monitoramento. Tirar uma ideia do papel, buscar investidores e colocar a ideia em prática é uma tarefa muito difícil. Essa é a jornada típica de diversos empreendedores que buscam inovação.

Uberlan Gondim, ex-aluno, do curso técnico de Manutenção Automotiva do Instituto Federal do Ceará (IFCE), idealizou um projeto, em 2015, que tem como objetivo garantir segurança e conforto para quem anda de carro, um sistema de acionamento de veículos.

“O projeto do professor tinha o objetivo de fazer um carro pequeno, de brinquedo, controlado por bluetooth”. Uberlan pensou que poderia usar essa pesquisa para algo maior e resolveu utilizá-lo em sua moto. “Eu consegui ligar ela através da plataforma”.

Para o estudante, o projeto serve como uma maneira de dar mais segurança a pessoa. O projeto conta com uma tecnologia de arduíno. “Além de ligar e desligar o carro, a plataforma possibilita o monitoramento do veículo”.
O projeto batizado de Connect Car permite o acionamento e monitoramento de carros à distância por meio do aplicativo. “Antes de chegar ao carro, eu posso ligar quando ele estiver no estacionamento, ao sol. Antes de chegar ao carro, eu posso ligar o ar-condicionado para resfriar”.

O projeto foi desenvolvido e aprimorado em sala de aula pelo estudante, juntamente com sua equipe formada por Victor Gondim e Regina Dias.

O projeto ainda garante a segurança dos usuários, pois, por meio do aplicativo, é possível localizar onde o carro está. “Se ele for roubado, eu posso bloqueá-lo sem precisar de uma empresa. O condutor mesmo pode fazer isso”, ressalta Uberlan.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também