TV Jaguar

Postado em 27/08/2018 às 14:00:00

compartilhar

5ª Sessão Ordinária do 2º período legislativo de 2018 da Câmara de Morada Nova.

5ª Sessão Ordinária do 2º período legislativo de 2018 da Câmara de Morada Nova.

A sessão começou sob a presidência do vereador Jorge Brito, o qual, depois de evocar a proteção divina, declarou abertos os trabalhos. Jorge propôs que todos ficassem de pé para, juntos, entoarem o hino do município e, após um minuto de silêncio em favor das pessoas falecidas na semana, em solidariedade aos seus familiares, o presidente passou a palavra para o primeiro secretário, vereador Marcos Aurélio, para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da sessão anterior e do expediente do dia.

Grande Expediente:

Vereador Cláudio Maroca, iniciou seu pronunciamento convidando a população de Morada Nova para participar os festejos da paróquia de Aruarú que tem como padroeiro São João Batista, em seguida afirmou “Nesse período político todos vamos receber nossos candidatos, agradeço ao prefeito Vanderley, eu e o vereador Gilvan há muito nos preocupávamos com as condições precárias da escola Ana Paula de Moraes e agora vai ser recuperada, inclusive terá aquisição de alguns equipamentos, visto que aquela escola é a segunda maior em número de alunos do Município, destacou a importância do projeto da vereadora Rose Mayre o qual garante fardamento escolar para todos os alunos da rede pública municipal.

Maroca dirigindo-se ao colega Neto da Sinuca “A crítica é o alimento que me incentiva a trabalhar” destacou com bastante alegria a volta do plantão médico 24 horas no distrito de Aruarú, disse ainda que está garantido duas ambulâncias, conseguidas pela vereadora Bia e pela vice-prefeita Jane Martins com o deputado federal Macedão, "mesmo eu não votando nele, reconheço que a vice-prefeita Jane está honrando o compromisso com o nosso povo" Maroca acrescentou que a vereadora Bia conseguiu três ambulâncias com o deputado federal Macedo “Dou esse testemunho e repito e eu nem voto nele, mas, sou correto em reconhecer, por essa razão tiro o chapéu não só para ele, mas, para o nosso prefeito Vanderley, porque nos deu a liberdade de escolher em quem vamos votar”.

“Antes o chefe político de cada ala chegava com o nome (candidato a deputado), e nós Vereador tinha que apoiar” Maroca destacou o nome dos deputados estaduais que destinaram verbas para Morada Nova: Antônio Granja, Lucílvio Girão, Leonardo Pinheiro, Audic Mota, ainda tem os que são votados com apoio da oposição, disse.

O parlamentar que compõe a base aliada do prefeito Vanderley reconheceu o esforço do secretário de saúde do estado do Ceará Henrique Javi, pelo empenho na destinação das ambulâncias para Morada Nova “antes eram barradas, as últimas conseguidos fui pelo ex-deputado Manoelzinho e de lá para cá não havíamos mais sido contemplados” Maroca afirmou que um amigo prefeito afirmou "Eu fui prefeito na época das vacas gordas" se referindo ao período do governo Lula e Dilma, finalizou agradecendo a atenção de todos e desejando feliz final de semana.

Vereadora Rose Mayre, felicitou o amigo Cavalcante Júnior pela passagem de seu aniversário bem como colega vereador Marcos da Ana Cristina, socializou com os parlamentares ter sido procurada por um cidadão do Poço do Barro, propondo que a praça daquela comunidade receba o nome de seu pai, a vereadora está de acordo com a homenagem, apelando para que os colegas de oposição possam subscrever esse pleito, trouxe ainda, sua preocupação com relação a uma estrada de acesso a uma comunidade na região no Roldão que passa uma propriedade particular e foi fechada.

A vereadora que se mostra sensível as causas sociais lamentou a postura de um dos candidatos à presidência da república, onde, segunda a mesma, apareceu nas redes sociais perguntando uma criança de aproximadamente oito anos, se esta sabia atirar, assegurando que, armar o cidadão é um equívoco, sugeriu que ao invés disso propôs a construção de creches e escolas em tempo integral, bem como outros equipamentos que garanta um futuro melhor para todos “Eu quero é ver pessoas se amando e não se matando, crianças felizes... se tornam adultos amorosos”, afirmou.

Rose Mayre reportou-se ao seu projeto relatado pelo colega Cláudio Maroca que propõe a doação de fardamentos para todos os alunos da rede pública municipal, agradeceu ao prefeito Vanderley Nogueira pelo trabalho que vem desenvolvendo a frente da prefeitura “Só não vê quem não quer” disse mais, “O prefeito é de todos” Agradeceu ao Edgar Amaral pelo contato com o deputado Audic Mota que está viabilizando mais um projeto e o prefeito Wanderley Nogueira que atendeu seu telefonema a meia-noite e veio assinar o projeto que teria que ser entregue com urgência no dia seguinte. Apelou para o colega Vereador Dedé do Gildo, propondo que o mesmo interceda junto ao proprietário e posso encontrar uma solução para o problema da estrada supracitada. agradeceu atenção do todos. Finalizou.

Vereador Jeovan Barbosa, agradeceu a Deus pela sua presença no parlamento, socializou com os colegas ter passada um “sufoco”, pois, sua esposa passou mal tendo que ser socorrido às pressas para Fortaleza, "mais graças a Deus foi apenas um susto" lamentou sua ausência na reunião com o Deputado Antônio Granja, todavia, sua filha e esposa estiveram representando-o, destacou a ambulância que Antônio Granja está viabilizando para a região de Aruarú, manifestando gratidão, afirmando “Toda vez que procuro o deputado sou bem atende”.

Dirigindo-se ao presidente da câmara Jorge Brito, Geovan cobrou a carteira funcional e outros equipamentos, pois, entendi ser direito de cada parlamentar receber. O vereador que é da bancada de oposição, reconhece que a segurança no distrito de Aruarú melhorou, pois, agora a polícia está presente de segunda a domingo, “Quando o RAIO vai, diminui os assaltos... algumas pessoas reclamam da abordagem, mas eu tiro o chapéu para o RAIO" disse, Geovan resgatou com preocupação a deficiência do abastecimento d’água, entretanto, reconhece que o SAAE está providenciando uma adutora nova, mas, em função da demora muita gente tá pagando e a água não chega, afirmou. Finalizou.

Vereador Marcos Aurélio, cumprimentou os colegas, o público em geral em tempo convidando todos para participarem da reunião na Boa Água, onde, será debatido sobre a construção da adutora, socializou que a construção de um bueiro na localidade de Lagoa Funda já foi autorizada pelo prefeito Vanderley Nogueira, Aurélio apresentou uma reflexão aos colegas, afirmando que Morada Nova será votada por um grande número de candidatos com reais possibilidades de se elegerem, por essa razão propôs que os mesmos possam assinar uma carta de intenção, garantindo assim, o esforço deles para viabilizar projetos geradores de emprego e renda, especialmente para os jovens o município de Morada Nova.

Aurélio lembrou que o perímetro irrigado de Morada Nova precisa ser revitalizado para garantir a fixação do homem no campo "Eu sou fã do agronegócio, pois, viabiliza os grandes investimentos, assim, como, defendo a produção familiar que garante alimento em nossas mesas” sugeriu o fortalecimento das linhas de créditos para incentivar a produção nas faixas molhadas dos Mananciais, agradeceu ao Deputado Federal Macedo que destinou 10 milhões de reais para obras estruturantes em Morada Nova e lamentou que o ex-prefeito da terra do Vaqueiro esteja querendo inviabilizar este recurso através de seus contatos “políticos” em Brasília "O que é isso gente"? indagou, o parlamentar parabenizou o ex-vice prefeito e vereador Cavalcante Júnior e o colega Vereador Marcos da Ana Cristina pela passagem natalícia os mesmos. Finalizou.

Vereador Neto da Sinuca, destacou suas visitas nas localidades e pontos de atendimento ao público “muito se escuta falar em verbas e não se vê chegar no posto de saúde do Dois de Agosto que está sem médico, ainda não vi falar porque o posto está abandonado, não tem uma cadeira para o pessoal sentar, não tem uma geladeira pra colocar vacina, falta ventilador, esgoto entupido, tampa quebrada, não vejo nada feito por essa gestão com verba local, tudo é dinheiro do Governo do Estado, vamos pedir a Deus que Cumpra as promessas" disse, Neto afirmou ainda que a creche do Dois de Agosto foi recuperada por iniciativa da diretora e dos Pais os alunos "só quem visita é que ver" O vereador que é da bancada de oposição dirigiu-se ao colega Marcos da Ana que é líder do prefeito na câmara "atenda meu apelo, são coisas simples" se referindo aos itens destacados em seu pronunciamento.

Neto externou sua preocupação com relação ao abastecimento d’água na região de Bom Sucesso, Lagoa da Barbada, afirmando que o local de captação está comprometido há mais de um mês, afirmou ainda, que o mesmo acontece na escola do perímetro irrigado, na região da Filipa e Aruarú, assegurou que a qualidade da água está a desejar "estamos em período eleitoral e fico triste com isso" o parlamentar afirmou que os animais vadios estão causando acidentes, “foram três em um dia, se tem dinheiro muito, dá para resolver" afirmou, "o prefeito Vanderley disse numa reunião que muita gente era contra Areninha, Eu nunca fui contra, fui contra ser construída naquele local, o estádio Pedro Eymar está abandonado, o muro caiu há quase dois anos, o pessoal de Morada Nova tem a mente curta, agora chegou a política e esquece as coisas, tem o problema dos feirante, os professores e ninguém mais fala nada e quem perde é os pais e os alunos que perderam quase dois meses de aula, onde a gente chega os professores é tudo triste, porque não recebe seus direitos" Finalizou.

Vereador Dr. Narcélio, acolheu os colegas e o público em geral afirmando "venho a esta Tribuna triste e ao mesmo tempo de cabeça erguida, porque sempre afirmei que esta gestão não tem competência, a justiça bloqueou várias contas de pessoas que faziam parte da gestão desse prefeito quando assumiu por cinco meses, relatei os gastos acima do teto, onde o promotor de justiça recomendou demitir os cargos comissionados e o prefeito Vanderley não cumpriu, não pagou o piso dos professores, mas, continua contratando, será que o prefeito está medindo força, nessa queda de braço com o Ministério Público"? Questionou.

Narcélio que compõe a bancada de oposição, afirmou que a medida do Ministério Público, refere-se ao contrato da coleta de lixo durante os cinco meses que o prefeito Vanderley Nogueira assumiu a Prefeitura de Morada Nova no ano de 2013, concluiu seu pronunciamento reafirmando que todas as suas denúncias estão fundamentadas em documentos. Finalizou.

Vereador Marcos da Ana, depois de cumprir o protocolo inicial, manifestou sua alegria quanto à construção de uma quadra coberta no bairro Parque de Exposições, afirmando que em outra época a comunidade participou de uma gincana promovida pela gestão municipal e o prêmio foi a construção da referida quadra, todavia, nunca foi construída, agora o deputado Antônio Granja garantiu a verba, bem como 200 mil reais para reforma do piso do ginásio coberto, uma conquista do vereador licenciado Sandrinho, que responde pela Secretaria de Esporte.

Marcos que é líder do prefeito na câmara, disse ainda, que os distritos de: Pedras, Roldão e Aruarú, serão contemplados com uma Areninha tipo-2, o município está providenciando a regulamentação documental, disse, "Rose Mayre, estive no Centro de Formação Olímpica do Estado – CFO, fiquei encantado com aquela mega estrutura, uma das melhores da América, onde estava havendo uma disputa com a participação de atletas de Uiraponga e do Colégio Monsenhor Tabosa, a coisa está acontecendo... Jamais foi visto em Morada Nova em um ano e oito meses tanto recurso destinada ao nosso município, no estádio municipal está sendo feito várias reformas, sugiro ao vereador Neto que possa fazer uma visita" .

O parlamentar informou que o prédio da escola do parque de exposição será utilizada para outros objetivos, visto que os alunos irão estudar na Escola Modelo a partir de 2019, parabenizou os atletas de Morada Nova por estarem representando o Ceará em nível nacional, felicitou o padrasto Cavalcante Júnior por sua passagem natalícia, desejando um feliz final de semana a todos. Finalizou.

Vereador Teim, iniciou seu pronunciamento parabenizando o ex-vereador Cavalcante Júnior, lembrando que o mesmo foi vice prefeito por três vezes e que teve a honra de substituí-lo na legislatura passada por 4 meses e que foi um grande desafio, voltando-se para os colegas que o antecederam, destacou o caso de um rapaz, que, após um acidente, perdeu a visão e hoje é massoterapeuta, afirmando que dialogando com o mesmo, este afirmou "hoje eu enxergo mais que antes" entendendo ser este um exemplo de superação e propôs a presidência da mesa convidá-lo para relatar sua trajetória de vida como exemplo de superação.

Ainda fazendo referência as críticas à administração "fala-se que obras estão sendo anunciadas em época de eleição, esclareço que estamos buscando investimentos para Morada Nova, onze ruas serão asfaltadas começando nesta segunda 27 de agosto" o vereador que é da bancada de situação, manifestou sua alegria e prestou homenagem ao secretário de Saúde do Estado Henrique Javi, visto que o mesmo participou da prova do ITA e foi aprovado entre os primeiros, esclarecendo ainda, que mesmo sendo primo do secretário não usa isso como vantagem “trato como um grande amigo”.

Teim qualificou como sendo importante os investimentos conseguidos pelos vereadores de oposição, destacou o empenho do deputado Dedé Teixeira, pois, está viabilizando poços e equipamentos odontológicos para o posto de saúde do Dourado, destacando que aquela entidade dispõe de mesa para exame ginecológico em sala climatizada. Lamentou que a gestão passada tenha deixado inviável a conclusão do prédio que está parado á oito anos, “mas, vamos concluir, pois, a comunidade espera por esse benefício" agradeceu o esforço do secretário de agricultura que está viabilizando abertura do posto da Conab que estará funcionando do armazém da SIBRAZEM, facilitando assim, a vida dos produtores na hora de compra o milho do governo, disse ao Finalizar.

Vereador Jorge Brito, depois de acolher os colegas de ambas as bancadas, agradeceu o público em geral, socializou ter recebido uma proposta através de um projeto do cidadão Lucas Raulino, sugerindo a implantação de uma equipe de socorristas em nível de município justificando para isso que em 2012, Morada Nova contava com mais de 15 Mil veículos automotivos e agora em 2018 já passou dos 20 mil, justificando assim, a necessidade da criação desta equipe para somar-se ao SAMU, Jorge Brito entendi que muitos envolvidos em acidentes, quando socorridos em tempo hábil, diminui a possibilidade de sequelas irreversíveis, Jorge se comprometeu em estudar o projeto, apresenta-lo ao executivo e assim, quem sabe possa se transformar em Lei.

Seguindo esta linha, Jorge Brito destacou a função social da casa de apoio em Fortaleza e sua importância para acolher pessoas que estão em tratamento que, eventualmente vão ser submetida a algum tipo de procedimento médico na capital cearense, voltou a falar sobre o concurso público de 2014, afirmando que o prefeito Vanderley Nogueira sinaliza convocar os que estão à espera, até o final do ano em curso, visto ser um número bastante reduzido, lembrou que na época foi bastante criticado por entender que aquele gestor errara, pois, vinha colocava pessoas aprovadas para assumir função difusa, caracterizando desvio de conduta e agora todos estão constatando esse fato denunciado por Jorge há muito.

Outro assunto considerado relevante pelo vereador Jorge Brito é a articulação que o município vem fazendo para obter o selo UNICEF reconheceu o esforço da Professora Rosalina Lopes que está à frente desta empreitada e fez questão de citar os indicadores exigidos pela instituição, que, uma vez atendidos pelo município, o tornará credenciado com o referido selo, disse ainda, que está havendo uma grande mobilização, por essa razão está de parabéns o prefeito Vanderley Nogueira, a secretária Neura Gouveia e a Professora Rosalina.

Jorge Brito se reportou as redes sociais, reconhecendo como importante ferramenta, quando bem utilizada pelo cidadão, ao acompanhar as ações públicas, bem como, as pessoas que ocupam os referidos cargos, parabenizou o amigo, ex-vereador Cavalcante Júnior, que foi vice-prefeito de Morada Nova por três vezes, afirmando ser um dos melhores advogados do estado do Ceará, na oportunidade felicitou também o colega, Vereador Marcos da Ana Cristina pela sua passagem natalícia.

Como nada mais havia a ser tratado, na condição de presidente do Legislativo municipal, deu por encerrada a 5ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2018.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Marfreitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também