TV Jaguar

Postado em 12/09/2018 às 06:00:00

compartilhar

7ª Sessão Ordinária do 2º período legislativo de 2018, da câmara de Morada Nova.

7ª Sessão Ordinária do 2º período legislativo de 2018, da câmara de Morada Nova.

A sessão começou sob a presidência do vereador Jorge Brito, o qual, depois de evocar a proteção divina, declarou abertos os trabalhos. Jorge propôs que todos ficassem de pé para, juntos, entoarem o hino do município e, após um minuto de silêncio em favor das pessoas falecidas na semana, em solidariedade aos seus familiares, o presidente passou a palavra para o primeiro secretário, vereador Marcos Aurélio, para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da sessão anterior e do expediente do dia.

Grande Expediente:

Vereador Jeovan Barbosa, Depois de procedera os devidos acolhimentos, socializou uma cruzada evangélica programada para o dia 7 de Setembro no distrito de Aruarú, segundo afirmou o parlamentar que é protestante, o referido evento começou no estado da Bahia e está chegando ao Ceará com apresentação de vários cantores para esse momento ecumênico, "Que serve de alimento", afirmou.

Jeovan citou frases de grandes pensadores da política mundial, destacou a presença ex-vereador Renato Mourão, afirmando ter sido ele o parlamentar que mais apresentou projetos no legislativo municipal, destacou que Ossian Nântua ex-prefeito, deveria ter recebido honraria, pois, entendi ele que o mesmo foi merecedor "Defendo homenagem em vida, porque depois da morte é homenagem seca" Finalizou. 

Vereador Neto Sinuca, deu início sua intervenção acolhendo os ex-vereadores: Zé Cotó e Renato Mourão, agradecendo a presença dos mesmos no parlamento, voltou a destacar a escassez d’água nas localidades que compõem o distrito de Lagoa Grande, em seguida apresentou requerimento encaminhado ao SAAE, solicitando esclarecimentos a respeito, inclusive que o órgão apresente o contingente operacional, incluindo receitas e despesas.

O vereador criticou a liberação de água do Açude Cipó afirmando que "Vai só até o Francélio... soltar água compromete os peixes do açude, liberar água pra beneficiar meia dúzia de pessoa, tá errado" asseguro.

Agradeceu as emissoras de rádio que transmitem as sessões da câmara, questionou sobre o desfile de setembro na comunidade de Roldão, afirmando não ter recebido convite "Acho uma falta de respeito, a direção da escola, não mandou convite nem pra mim nem para o Dedé do Gildo, a escola das Pedras não fez desfile dia 7 de Setembro" O parlamentar que é da bancada de oposição denunciou que o Instituto de Meio Ambiente de Morada Nova - IMAMN está cobrando 400 reais das pessoas que tem carro de som que fazem propagandas “Acho isso um absurdo" disse.

Abordou com preocupação, afirmando que a Rua Raul Nogueira no bairro Dois de Agosto está sendo asfaltada, mas, não fizeram o bueiro "Os vereador precisa abrir os olhos - estou preocupado com o futuro". Finalizou. 

Vereadora Raquel Girão expressando seu sentimento patriótico em função do momento cívico "Saúdo o nosso querido Brasil que pede socorro, sabemos que podemos mudar a partir da consciência na hora de votar, o congresso vem rasgando a nossa Constituição e estamos lutando contra o que vem sendo feito" Raquel apresentou os resultados do Estado do Ceará, onde, das 100 melhores escolas avaliadas no Brasil, 83 são do Ceará, disse ainda, que “falta mais investimento para educação".

“O que observamos é uma grande mancha, e esse patriotismo que devemos ter, depende de cada um de nós" essegorou, Raquel lamentou a posição "equivocada do vereador Narcélio” que acusara o PT de ser o responsável pelo atraso na educação, onde, “Na verdade APEC 95 que congelou a verba da saúde e educação é de autoria do Michel Temer". Finalizou.

Vereador Dr. Narcélio recepcionou a imprensa, o público em geral "Estamos iniciando o mês de setembro que é dedicado as pessoas acometidas de disfunções metais, no Brasil morrem a cada 45 minutos uma pessoa" se referindo as doenças de ordem psicológica, popularmente também chamada como doença da "Alma" justificando, assim, a importância da campanha do “Setembro Amarelo” que busca combater a prática do suicídio e outras patologias emocionais.

O parlamentar que é da bancada de oposição assegurou que "Uma das maiores causas e a falta de acompanhamento médico e medicação" por essa razão acontece muitos óbitos, o vereador que é médico entende que, as doenças cardíacas, oncológicas, etc, quando tem monitoramento sistemático, garante qualidade de vida e longevidade para os pacientes portadores destas enfermidades. Finalizou.

Vereador Marcos da Ana Cristina depois de acolher todos, destacou a semana da pátria, onde, o Executivo Municipal está realizando desfiles nos distritos afirmando "Ano passado foi um dos maiores que já aconteceu em nossa cidade nesses 142 anos" se referindo a emancipação na terra do Vaqueiro, Marcos esclarecer o desfile de 2018 será "enxuto, menos cansativo" o vereador que é líder do prefeito Câmera, refletiu considerando que a sociedade está decepcionadas com os políticos "Trago uma palavra de esperança, que as pessoas procurem escolher melhor seus candidatos, ver quem vota contra o povo e a favor de seu bolso, escolha seu candidato com a consciência, porque, a democracia assim se fortalece" Finalizou desejando feliz desfile nesse 7 de setembro.

Vereador Jorge Brito depois de acolher público presente, os que acompanham a sessão via veículos de comunicação, reconheceu a importância das instituições que prestam serviços à sociedade, com destaque para o Correio, todavia, lamentou a precariedade daquele órgão, que vem prejudicando a população, visto que, não entrega as correspondências em tempo hábil, por essa razão, socializou que está solicitando esclarecimentos a ECT, atendendo apelo da população que está insatisfeita com o prestador desse serviço, por entender que a câmara municipal tem a função me dá suporte aos reclames do povo.

Jorge Brito destacou a semana da pátria, afirmando que neste momento o povo brasileiro, ainda, está buscando a independência, pois, entende que há muito à se fazer, "Nós (Políticos), pouco contribuímos porque quando vem o aperto, o primeiro lugar que se tiram os recursos é da Educação, com isso os alunos não conseguem avançar satisfatoriamente".

Brito resgatou que no grito do Ipiranga estavam presente apenas Dom Pedro II e seu grupo, entendi ter sido aquele um momento apenas simbólico, lembrou que o povo depende dos políticos em tudo e assim, ficam reféns de favores destes.

Externou sua preocupação com seu irmão que será submetida a uma cirurgia, mas, está confiante que tudo irá transcorrer com tranquilidade, por essa razão não estará presente no desfile do 7 de Setembro, mas, a Câmara estará representada.

Como nada mais havia a ser apresentado, Jorge Brito, titular do Poder Legislativo Municipal de Morada Nova, declaro encerrada a 7ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2018.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Marfreitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também