TV Jaguar

Postado em 01/10/2018 às 06:40:00

compartilhar

Católicos do Vale do Jaguaribe comemoram os 80 anos da Diocese de Limoeiro do Norte.

Católicos do Vale do Jaguaribe comemoram os 80 anos da Diocese de Limoeiro do Norte.

Com o lema “Reavivar a Memória. Celebrar a história, Renovar a Missão”, a Diocese de Limoeiro do Norte celebrou na noite do sábado, 29 de setembro, os 80 anos de instalação da Diocese de São Miguel Arcanjo, com sede e Matriz na cidade de Limoeiro do Norte. Relembrando a religiosidade da cidade e da região, desde Dom Aureliano Matos até o Bispo Atual Dom André Vital. Na ocasião aconteceu a ordenação diaconal do seminarista Leandro Alves Peixoto.

Os festejos aconteceram no altar montado no patamar em frente a Igreja Matriz, com cerca de 3.000 pessoas acomodadas na Praça José Osterne. A celebração foi dirigida pelo Bispo Diocesano, Dom André Vital, e contou com as presenças do Bispo Emérito Dom José Hering, do Vigário Geral da Diocese Padre Peixoto Alves, dezenas de padres representando as paróquias, ministros e colaboradores.

A Diocese de Limoeiro do Norte, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Fortaleza e ao Conselho Episcopal Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Fortaleza. A sé episcopal está na Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na cidade de Limoeiro do Norte, no estado do Ceará. A Diocese de Limoeiro do Norte, foi erigida canonicamente pelo Papa Pio XI, por meio da Constituição Apostólica Fortalexiensis, de 7 de maio de 1938, também denominada bula Ad dominicum Cuiusvis. O território da diocese tem a extensão de 17.802,4 km2, todo incluído na Mesorregião do Jaguaribe. Sua população é de 509.020 habitantes (IBGE 2007), com densidade demográfica de 28,6 hab/km2. Possui 26 paróquias e uma área pastoral.

Bispos:

1º Bispo: Dom Aureliano Matos, foi sagrado Bispo de Limoeiro do Norte em 29 de setembro de 1940, numa solenidade presidida por Dom Manuel da Silva Gomes, Arcebispo de Fortaleza. A sua nomeação para primeiro Bispo da recém-criada Diocese de Limoeiro do Norte, aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro, Sendo um marco na vida religiosa, cultural, social e econômica da região do Vale Jaguaribano. Dom Aureliano Matos, morreu no dia 19 de agosto de 1967, aos 78 anos, deixando sua obra e ensinamentos, vividos e reconhecidos até os dias atuais. Seus restos mortais estão sepultados na Matriz Diocesana de Limoeiro do Norte.

2º Bispo: Dom José Freire Falcão, natural de Ererê no Ceará. Foi eleito bispo-titular de Vardimissa e bispo-coadjutor designado, com direito de sucessão, de Limoeiro do Norte em 24 de abril de 1967. Foi consagrado em 17 de junho, por José de Medeiros Delgado, arcebispo de Fortaleza, Sucedeu a Sé de Limoeiro do Norte em 19 de agosto de 1967. Promovido a sé metropolitana de Teresina em 25 de novembro de 1971 e para a sé metropolitana de Brasília em 15 de fevereiro de 1984. É eleito segundo vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano. È o único cearense que chegou a um cargo tão alto na hierarquia da igreja católica.

3º Bispo: Dom Pompeu Bezerra Bessa. Assumiu a diocese de Limoeiro do Norte no ano de 1973, permanecendo no cargo até renunciar o mesmo em 1994.

4º  Dom Manuel Edmilson da Cruz                , Natural de Acaraú no Ceará, foi nomeado Bispo auxiliar de São Luís do Maranhão pelo Papa Paulo VI, em 12 de agosto de 1966. Recebeu a ordenação episcopal no dia 6 de novembro de 1966, em Sobral, das mãos de Dom João José da Mota. Bispo diocesano de Limoeiro do Norte (1994-1998)  Renunciou ao múnus pastoral no dia 5 de junho de 1998, por limite de idade, em conformidade com o cânon 401 do Código de Direito Canônico.

5º  Dom Frei José Häring. Foi nomeado Bispo de Limoeiro do Norte pelo Papa João Paulo II, em 19 de janeiro de 2000. em Aracaju, das mãos de Dom José Palmeira Lessa.

Dom André Vital Félix: É o sexto bispo de Limoeiro do Norte, foi nomeado 6º Bispo de Limoeiro do Norte pelo Papa Francisco, em 10 de maio de 2017. Recebeu a ordenação episcopal no dia 08 de julho de 2017, no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, em Recife, com o Lema: Com os olhos fixos em Jesus, tirado da Carta aos Hebreus (12,2).

 

 

Fonte: Tv Jaguar/ Arnaldo Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também