TV Jaguar

Postado em 10/10/2018 às 16:00:00

compartilhar

Proporcionalmente, Weber foi o prefeito que menos votos deu aos seus deputados Estadual e Federal.

Proporcionalmente, Weber foi o prefeito que menos votos deu aos seus deputados Estadual e Federal.

Os números da eleição mostram claramente o declínio político e o prestígio junto à população de políticos profissionais que fazem da política profissão, e que buscam a todo custo se eternizar no poder. É o caso, por exemplo, do prefeito de Russas Weber Araújo, que depois de vencer a eleição municipal com um percentual mínimo de maioria, mesmo com a máquina administrativa na mão, foi o prefeito da região jaguaribana que proporcionalmente menos deu voto aos seus candidatos a deputado Estadual e Federal.

Observe os números:

Em Limoeiro do Norte, foram validados 30.022 votos, para deputado federal e os candidatos apoiados pela base aliada do prefeito Zé Maria, que foram Mauro Filho, Gorete Pereira e Odorico Monteiro, juntos tiveram 25.64% de preferencia do eleitorado; ou seja, 7.698. Para deputado estadual foram apurados 31.217 votos válidos; a base aliada do prefeito conseguiu 22,39% da preferência do eleitorado; ou seja, 6.991 votos.

Na cidade de Quixeré, os votos válidos para deputado federal somaram 11.919, o candidato do prefeito Bessa, Mauro Filho, recebeu 37,61% da preferência popular, ou seja, 4.483 dos votos.

Em Tabuleiro do Norte, 31.217 pessoas votaram em deputado federal. A candidata do jovem prefeito Rildson Vasconcelos, Poliana Macedo, recebeu 3.542 votos dos tabuleirenses; ou seja, 20,72% da preferência popular.

Já na cidade de Morada Nova 37.478 pessoas votaram em deputado federal, os candidatos do grupo do prefeito Wanderley Nogueira, José Guimarães e A.J. Albuquerque receberam 29.34% dos votos, ou seja, 10.997 sufrágios.

No município de Russas, onde o prefeito Weber está no 4ª mandato, 41.940 pessoas votaram em deputado federal,  lá o candidato do prefeito, Genecias Noronha, recebeu o menor percentual de votos dado por um prefeito a seu deputado no médio Jaguaribe, conseguindo apenas 11,30% do eleitorado o que compreende a 4.740 votos. Em outros tempos, quando o povo russano ainda confiava no gestor, esse número costumava superar 20% da preferência popular.

Em se tratando da votação de deputado estadual dada pelo Weber à Zezinho Albuquerque em Russas, a vergonha eleitoral do prefeito foi ainda maior, visto que dos 5.597 votos do Zezinho, 1.852 são creditados ao Didi do Agaci, Zé de Fátima, Liro Paz Rebouças, Justo Alexandre, e Adriana Ribeiro, que votaram na chapa casada Zezinho Albuquerque estadual e A.J. Albuquerque federal. E olha que o presidente da Assembleia garantiu nos últimos anos, algo em torno de 10 milhões de reais em investimentos de obra para a cidade, mas como sempre, Weber não teve força de influência sobre seus pseudos liderados. E essa fama é velha! Quem será o próximo?

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Arnaldo Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também