TV Jaguar

Postado em 19/10/2018 às 16:10:00

compartilhar

Com entrega de dois novos helicópteros para Ciopaer, Ceará passa a ter terceira maior frota policial de aeronaves do Brasil

Com entrega de dois novos helicópteros para Ciopaer, Ceará passa a ter terceira maior frota policial de aeronaves do Brasil

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) recebeu do Governo do Ceará dois novos helicópteros nesta sexta-feira (19). Os equipamentos reforçarão a atuação policial em resgates, missões, combate a incêndios e monitoramento do meio ambiente na Capital e no Interior. Agora, o Ceará passa a ter a terceira maior frota policial do Brasil, considerando todos os tipos de aeronave, e a maior em aeronaves biturbina e em voo por instrumentos, o que resulta em autonomia de sobrevoo a qualquer hora e em qualquer ponto do Estado, diminuindo o tempo médio de resposta para ocorrências a 30 minutos.

Os helicópteros foram entregues pela Helibras, única fabricante brasileira de helicópteros e subsidiária da Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Atualmente a Ciopaer dispõe de dez aeronaves em operação, nas bases de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá, sendo nove helicópteros e um avião. São seis os helicópteros da Airbus, dois AS350 e quatro biturbinas (EC135 e EC145).

O evento de apresentação das aeronaves foi realizado no hangar da sede do Ciopaer. O governador Camilo Santana participou da solenidade, acompanhado do presidente da Helibras e Head of Country da Airbus no país, Richard Marelli, e do diretor do Centro de Entregas da Airbus na Alemanha, Amaury Bastos. Também estiveram presentes na ocasião lideranças políticas, membros do secretariado estadual e autoridades policiais.

Camilo Santana destacou que o investimento para reforçar a estrutura e os equipamentos na área da Segurança Pública faz parte de planejamento prioritário do Governo do Ceará. “Essas aeronaves estão entre as mais modernas do mundo, e agora se agregam aos trabalhos da Ciopaer. Consideramos que vamos levar o serviço para mais próximo da população. A ideia é que toda a aeronave esteja no máximo a 30 minutos do município do qual receber a demanda para atender o mais rápido possível. Com essa estrutura conseguiremos dar respostas mais rápidas e garantir a segurança do povo cearense”, explicou o chefe do Executivo.

Cada aeronave custou R$ 40 milhões, via Projeto de Modernização Tecnológica (Promotec), da Secretaria da Ciência, Tecnologia, e Educação Superior (Secitece). O valor inclui, além dos veículos, todo o aparato que será utilizado para as atividades a serem desenvolvidas.

Durante o seu discurso, o governador revelou ainda que o Governo do Ceará deve adquirir futuramente mais um helicóptero dentro dos padrões dos recém-apresentados para continuar melhorando os serviços de operações aéreas. “A gente quer ver se fecha esse ano para que, no mais tardar no final de 2019 ou início de 2020, já seja possível receber mais uma nova aeronave para a frota do Ceará”.

Compromisso e qualidade

As duas aeronaves são do modelo Airbus Helicopters Deutschland H135 Helionix, as primeiras no mundo em configuração policial. Elas contam com sistema inovador que oferece maior flexibilidade e mais segurança nas operações. Com uma interface homem-máquina (HMI) muito mais moderna, o sistema Helionix possui piloto automático de quatro eixos e exibe todos os parâmetros de voo, bem como os dados de gerenciamento da aeronave, em uma única tela. A função Part Time Display apresenta resumidamente esses mesmos parâmetros, permitindo ao piloto avaliar rapidamente a situação, o que reduz a carga de trabalho a bordo e aumenta a concentração na missão. Mais de 200 helicópteros da família de H135 estão em serviço em missões policiais no mundo. A frota global de H135 com mais de 1.270 helicópteros em operação, já atingiu cerca de 5 milhões de horas de voo.

Para vir ao Ceará, foram meses de análises, estudos e reuniões entre Governo, representantes da Segurança Pública e desenvolvedores. Coordenador da Ciopaer, delegado Aristóteles Tavares Leite afirmou que o Estado fez a melhor escolha com profissionalismo e planejamento voltado a assegurar o que há de melhor para operações aéreas. “Tivemos a grata satisfação de receber esses dois helicópteros, que representam na linguagem da engenharia aeronáutica o verdadeiro estado da arte. Reúnem tecnologia suficiente para proporcionar missões seguras, eficientes e exitosas num custo-benefício bastante satisfatório para o operador.”

O diretor do Centro de Entregas da Airbus na Alemanha, Amaury Bastos, elogiou a qualidade dos profissionais que estão a serviço da segurança do Estado do Ceará e disse que sente orgulho de fazer parte dessa parceria. “É uma alegria muito grande estar na casa da Ciopaer. Para esses helicópteros estarem aqui hoje, foram vários meses de intensas reuniões para discutir as configurações das aeronaves, os planos de acompanhamento de produção, as definições dos treinamentos, dentre outros temas. Depois, mais outros meses para receber a equipe da Ciopaer na Alemanha. Como brasileiro, eu me senti muito orgulhoso pelo nível de profissionalismo, competência e conhecimento desta equipe, que surpreendeu e desafiou, positivamente, os engenheiros alemães”, testemunhou.

Dentro do acordo para aquisição das aeronaves, o Estado também conta com o suporte local da Helibras com a presença de um assistente técnico, além do apoio de uma oficina parceira, em Fortaleza.

 

 

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também