TV Jaguar

Postado em 23/10/2018 às 12:00:00

compartilhar

13ª Sessão Ordinária do 2º período legislativo de 2018 da Câmara de Morada Nova

13ª Sessão Ordinária do 2º período legislativo de 2018 da Câmara de Morada Nova

A sessão começou sob a presidência do vereador Jorge Brito, o qual, depois de evocar a proteção divina, declarou abertos os trabalhos. Jorge propôs que todos ficassem de pé para, juntos, entoarem o hino do município e, após um minuto de silêncio em favor das pessoas falecidas na semana, em solidariedade aos seus familiares, o presidente passou a palavra para o primeiro secretário, vereador Marcos Aurélio, para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da sessão anterior e do expediente do dia.

Grande Expediente:

Vereador Hilmar Sérgio o parlamentar dedicou seu pronunciamento a uma reflexão fundamentada em uma grande preocupação, no tocante ao rumo que a campanha presidencial está tomando, especialmente com a proliferação de Notícias falsas e acirração do ódio, discórdia e violência, através das redes sociais, o vereador considera que esse comportamento selvagem põe em risco a estabilidade social do Brasil "cada vez que abro as redes sociais me deixa enojado com o comportamento de pessoas, é vergonhoso, ação de grupos que se apoderam das redes sociais para disseminar a violência” lamentou, Hilmar disse, ainda, que os hackers invadem seu perfil para disparar notícias falsas, as famosas fake news sem nenhum escrúpulo.

"As pesquisas que levantam as intenções de votos, até que é aceitável, mas, fake news é inaceitável" Sérgio trouxe como exemplo de notícia falsa a história do kit gay, outro afirma que vai alterar o imposto de renda, “teremos mais uma sessão nesta casa até o 2º turno, solicitou que seja encaminhado ao Ministério Público Eleitoral um ofício, deixando claro o posicionamento do Parlamento Municipal de Morada Nova, quanto às notícias falsas, sugerindo que possa haver uma preparação preventiva para que se possa evitar no futuro problemas em nível local durante os pleitos vindouros”.

O vereador alertou, ainda, que o celular já se tornou o principal motivo dos acidentes automobilísticos, em seguida relatou o fato de uma senhora que trafegava em uma moto conversando ao celular, que o mesmo acompanhou em seu veículo em um percurso considerado longo com bastante moderação, inclusive evitou até buzinar para não assustá-la, finalizou.

Vereador Everaldo Maia cumprimentou os colegas, os presentes, manifestou sua alegria com a aprovação da Lei tributária, depois da emenda sugerida, reconhecendo que o líder do prefeito cumpriu com o prazo conforme o combinado, avaliou a importância da redução de 0,5% para 0,3% da alíquota do IPTU que será cobrado a partir de 2019, onde, terá atualização progressiva e ao final de 3 anos será fixado a cobrança no valor de 30% do valor venal do imóvel, "votamos consciente de nosso dever e se alguém tiver dúvida basta me procurar que tenho uma cópia do projeto" o parlamentar que é da bancada de oposição aproveitou para cobrar a recuperação da Estrada do Juazeiro, pois, o mesmo assegura que está intransitável, "Essa gestão não tá muito diferente da anterior não, Marquinhos você como líder do prefeito leve esta proposta" o parlamentar, disse, ainda, que antes tinha máquinas para aprofundar poços nos cursos de água, mas, “esperamos que o prefeito tenha pena de nós, eu vejo essa secretaria de Agricultura de portas fechadas, nós fomos a uma festinha na Lagoa do Tapuio e o povo caiu em cima da gente perguntando pelas estradas". Finalizou.

Vereador Dr. Narcélio cumprimentou os colegas o público em geral, trouxe mais uma vez para Tribuna a temática dos Garis que prestam serviço a prefeitura através de uma empresa terceirizada, afirmando, "nossa denúncia parece que surtiu efeito, fui procurado hoje por alguns Garis, onde, estes me afirmaram que vão assinar suas carteiras de trabalho"

O Segundo assunto abordado pelo vereador foi sobre a Lei que regulamenta o IPTU, na opinião do parlamentar, ninguém sonega o imposto, "eu pago, agora é importante dizer que essa majoração de preço foi feita agora por esta gestão, o valor de 0,5% para 0,3% é verdade que baixou, mas, a casa que valia 30 mil reais, agora está avaliada em 100 mil, o Senhor Prefeito foi quem solicitou essa atualização do valor dos imóveis nesse momento de crise, porque essa gestão só pensa em dinheiro”.

Quanto às redes sociais e as notícias falsas, Narcélio entendi que estas denigrem as pessoas, mas, está sendo um marco, assim como as pesquisas, que segundo o mesmo teve muitas falhas como, por exemplo: Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, declarou voto ao seu candidato (Bolsonaro), afirmando que o PT já jogou a toalha. Finalizou.

Vereador Marcos da Ana Cristina cumprimentou a mesa diretora, o público em geral, a imprensa e destacou a importância da lei orçamentária anual (LOA), que em breve estará sendo votada, socializou sua intenção de apresentar um projeto de indicação ao executivo sugerindo desconto para os motoristas que tenham sido multados até dezembro de 2017 pela autarquia de trânsito municipal.

O parlamentar que é líder do prefeito na Câmara Municipal entendi que o referido projeto trará benefício para muitos trabalhadores que se encontram inadimplente junto a tributação do município, justificou sua proposta, afirmando que o governo do estado do Ceará adotou este procedimento sanando dívidas de motoristas, muitos vítimas da crise financeira enfrentada por todos.

Marcos socializou que está encaminhando requerimento a secretaria de infraestrutura, solicitando que esta faça manutenção da Rua Henrique Girão no Bairro Parque de Exposições, pois, segundo o mesmo, está intransitável. Finalizou.

Vereadora Rose Mayre a parlamentar socializou que está encaminhando requerimento à Secretaria de obras solicitando manutenção do esgoto na comunidade de Uiraponga, pois, “está correndo a céu aberto”, causando transtorno a população disse.

Em seguida dirigindo sua fala, enfatizando o nome das colegas Raquel Girão e Bia Martins, fez a seguinte reflexão, "precisamos em nome das mulheres nos posicionar contra o candidato do Dr. Narcélio que ovaciona o coronel Ustra, torturador que estuprava mulheres, estou preocupada com a situação de nosso país, você que votou no Ciro observe tudo que ele disse, isso pode afetar a todos, o Dr. Narcélio disse que o PT jogou a toalha, pois, nós mulheres vamos nos mobilizar porque votamos no Camilo, um dos melhores governo do país.

A vereadora Voltou a se referir ao candidato Bolsonaro afirmando, “ele não gosta de mulheres, de gay, de negro, de nordestino, a final ele gosta de quem"? Indagou, “nós mulheres estamos aqui sim, pra dizer: não, não, não, volto a dizer, acredito no Haddad vejam quando ele fala, é diferente do outro, tem uma fala destemida, eu não desisto vou até o fim". Finalizou.

Vereador Jorge Brito abrir seu discurso destacando a Lei de tributo, aproveitou para fazer simulações do pagamento de IPTU, explicando didaticamente como será aplicada a alíquota, tomando como base Imóveis no valor de 100 mil reais, destacou, ainda, que as casas avaliada em até 32 mil reais serão isentas do pagamento do referido tributo, esclareceu que já existe uma Lei garantido desconto para as pessoas que tem débito junto ao setor de tributação do município, todavia, não contempla as multas de trânsito em nível de Morada Nova.

Voltou a assegurar que a população precisa saber para onde está indo os impostos pagos, pois, quando isso acontece o cidadão sente-se motivado à apagar, Jorge assegurou, "se você quer da Saúde e educação de qualidade para o seu filho, precisa pagar os seus impostos, quando a população tem o serviço satisfatório, fica satisfeita"

Brito Lembrou que existe deficiência também na parte de saneamento e pavimentação, outro assunto de grande preocupação é a falta da água para a população Ribeirinha do Banabuiú, denunciou que a tubulação da adutora que passa por estas comunidades é de péssima qualidade, os técnicos fazem manutenção e a tubulação estoura em outro local.

O Vereador destacou, ainda, que esteve participando de uma reunião do comitê de convivência com a seca em Fortaleza, na oportunidade foi prometido a troca de toda a tubulação, porém, ainda não fizeram, Jorge se reportando a situação política nacional "nos preocupar porque poderá acontecer também em nível local na próxima eleição, (Referindo-se às notícias falsas nas redes sociais), o candidato que chegar lá vai ter muitos problemas, Deus queira que eu esteja enganado”. Finalizou.

Como nada mais havia a ser debatido, o presidente Jorge Brito, amparado pelas prerrogativas legais que lhe confere, declarou encerrada a 13ª Sessão Ordinária do 2º período legislativo de 2018 da Câmara Municipal de Morada Nova.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Marcos Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também