TV Jaguar

Postado em 27/10/2018 às 06:00:00

compartilhar

Garantida manutenção de incentivos para a indústria automotiva cearense

Garantida manutenção de incentivos para a indústria automotiva cearense

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 843/2018 aprovou o parecer do relator, deputado Alfredo Kaefer (PP/PR), que cria uma nova política industrial para o setor automotivo brasileiro, garantindo incentivos. Conforme o texto aprovado, para continuarem se beneficiando do crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), empresas das regiões produtoras deverão realizar mais investimentos e pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos ou modelos de produtos já existentes.

O acordo favorece principalmente os estados da Bahia, de Pernambuco e do Ceará, que abrigam fábricas da Ford e da Fiat.

Para evitar iniciativas desvantajosas à indústria cearense, o deputado Danilo Forte (PSDB-CE) se posicionou contra a inclusão de emendas apresentadas pela bancada pernambucana. De acordo com o tucano, as propostas tinham condições pontuais vistas como obstáculos à fábrica da Troller no Ceará e com potencial de inviabilizar novos investimentos. Isso porque as proposições não alcançariam modelos fabricados atualmente no município de Horizonte; limitariam a compensação ao IPI reduzindo o valor do incentivo; entre outros.

A reunião da comissão mista chegou a ser suspensa para que líderes chegassem a um acordo que possibilitasse a aprovação do relatório final na comissão. Após negociação entre parlamentares e a equipe econômica do Governo, foi incluída na MP a prorrogação do regime especial automotivo do Nordeste, que acabaria em 2020. A iniciativa significa garantia de manutenção dos incentivos fiscais para Ceará, Bahia e Pernambuco.

“Defendemos a manutenção da Troller, geradora de empregos e oportunidades no nosso Estado. Garantimos a continuidade dos incentivos fiscais para a indústria automotiva do Ceará e asseguramos que o presidente da Ford, Lyle Watters, assumisse o compromisso de adquirir produtos dos fornecedores cearenses, contribuindo com o desenvolvimento de toda região”, destaca Danilo Forte.

Segundo o prefeito de Horizonte, Chico César, a fábrica contribui diretamente com a receita do município e significa 3% a 4% da arrecadação. “Além da importante participação financeira, é responsável pela geração de aproximadamente 500 empregos diretos e dezenas de indiretos nas empresas fornecedoras de peças e equipamentos. A garantia dos incentivos fiscais para a única fábrica de carros do Ceará favorece não só o município, mas todo o Estado. Consideramos a Troller uma empresa âncora em termos de atrair outras indústrias, como as de assessórios, contribuindo com a nossa economia e com a geração de vagas de trabalho”, destacou.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Da Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também