TV Jaguar

Postado em 30/10/2018 às 06:00:00

compartilhar

IFCE campus de Limoeiro do Norte promove III Dia do Livro

IFCE campus de Limoeiro do Norte promove III Dia do Livro

Na oportunidade Márcio Del Picchia apresentará seu curta metragem "Diz a lenda". Próxima terça-feira, 30 de outubro, o campus de Limoeiro do Norte vai celebrar o Dia do Livro. A comemoração desse ano vai trazer o debate sobre a “Literatura de Cordel: arte, memória e oralidade”. O evento faz parte da programação de 10 anos da unidade e vai começar a partir das 18h30, na sala de videoconferência.A ideia é destacar a literatura como uma prática cultural caracterizada pela diversidade de gêneros, dentre eles o folheto de cordel, que mantém íntima relação com a cultura nordestina. “Pela natureza de sua linguagem e forma, assim como também pelo seu conteúdo popular regional, o cordel foi, por exemplo, utilizado por Paulo Freire como recurso para o seu reconhecido método de alfabetização de adultos desenvolvido nos anos 1960. Além disso, alguns intelectuais brasileiros utilizaram histórias dos folhetos como inspiração para suas obras, como foi o caso de Ariano Suassuna.”, comenta a professora Benigna Soares.

A professora explica ainda que, no cordel, “existe uma riqueza cultural a ser explorada, comunicada e valorizada, sobretudo em nossa região, haja vista que o Vale do Jaguaribe apresenta-se como um importante celeiro da Literatura de Cordel contemporânea”.

Assim, o Dia do Livro visa promover a valorização e o reconhecimento da Literatura de Cordel como importante tradição cultural, assim como uma ferramenta para valorização do livro como instrumento de saber-poder ressaltando o papel transformador da leitura no âmbito social.

A programação do III Dia do Livro terá: breve história da Literatura de Cordel; literatura de cordel como estética cultural; apresentação musical; exibição do curta "Diz a lenda"; debate com o cineasta e com o elenco; e leitura de trechos de cordéis.

 

 

Fonte: Tv Jaguar - IFCE Limoeiro do Norte

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também