TV Jaguar

Postado em 31/10/2018 às 17:30:00

compartilhar

IFCE Campus Limoeiro do Norte promoveu o III Dia do Livro - Literatura de Cordel: Arte, Memória e Oralidade

IFCE Campus Limoeiro do Norte promoveu o III Dia do Livro - Literatura de Cordel:  Arte, Memória e Oralidade

Como parte da programação dos 10 anos dos Institutos Federais, o IFCE, Campus Limoeiro do Norte, celebrou o Dia do Livro, nacionalmente comemorado, dia 29, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810, e prestou uma linda homenagem ao Livro, à Literatura de Cordel, aos leitores e, por extensão, a todo o povo brasileiro, com o objetivo de promover o reconhecimento do livro e da Literatura de Cordel como bens culturais na região do Vale do Jaguaribe. O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan), por unanimidade, reconheceu, em setembro deste ano, a Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. A Literatura de Cordel é uma das mais ricas manifestações da cultura popular, que faz, com precisão, o retrato de um povo, especialmente um retrato do povo brasileiro.

O Hino Nacional Brasileiro, foi executado ao piano pela professora de música do IFCE campus Limoeiro do Norte, Cristina Gino. As boas-vindas a todos os presentes, foi feito pela Diretora Geral do campus Limoeiro do Norte, professora Jânia Augusta. Um dos momentos de grande receptividade dentre as apresentações, e que foi recebido com muitos aplausos do público presente, foi a apresentação da dupla de poetas e repentistas, Jorge Macêdo e Raimundo Mesquita, grandes violeiros do Nordeste e genuínos representantes da cultura popular, para se apresentarem.

Dando continuidade ao evento, foi feita a exibição do premiado curta-metragem “Diz a lenda”, inspirado no cordel “Cantoria de Excelência”, de Marcos Mairton, idealizado e dirigido pelo cineasta Márcio Del Picchia. Para um bate-papo sobre essa linda versão cinematográfica do cordel “Cantoria de Excelência”, foi convidado o Márcio Del Picchia, cineasta e proprietário da Del Picchia Filmes Produções Cinematográficas, onde atua como Diretor, Roteirista e Produtor Executivo e Ana Carmem de Oliveira Lima, que, além de Nutricionista do IFCE, campus Limoeiro do Norte, e especialista em Saúde da Família, também é atriz e faz parte do elenco do filme “Diz a lenda”.

Foi feito pela Jossefrania Vieira Martins, professora de História do IFCE campus Limoeiro do Norte, para fazer o lançamento do concurso de redação em homenagem aos 10 anos do IFCE e falar sobre a estética do movimento armorial. Dando continuidade ao ao Dia do Livro, Cecília Amorim, vencedora do concurso “A mais bela jovem infanto-juvenil” de Limoeiro do Norte, declamou um folhetim de cordel e cantou acompanhado pelo seu pai ao violão a canção Asa Branca de Luiz Gonzaga.

Finalizando o evento, foi feito sorteio de folhetos “O pequeno príncipe em cordel”, de Raimundo Clementino, “Seu Lunga: o campeão do mau-humor”, de Anchieta Dantas; “A gramática em cordel”, de Zé Maria de Fortaleza; “O linguajar cearense”, de Josenir Lacerda; “Romance e martírio da Bela Inês de Castro”, de Jorge Furtado e Klévison Viana; “A chegada de Lampião ao inferno”, de Pedro Ítalo, dentre outros folhetos igualmente representativos da genialidade dos nossos cordelistas brasileiros, e DVDS de obras de Marcio Del Picchia e Del Picchia Filmes.

Todas as informações do concurso estão disponíveis em https://ifce.edu.br/limoeirodonorte

 

Assista matéria completa:

 

 

Fonte: TV Jaguar / Jucelino Castro / IFCE Limoeiro

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também