TV Jaguar

Postado em 05/11/2018 às 19:15:00

compartilhar

15ª Sessão Ordinária do 2º período legislativo de 2018, da Câmara de Morada Nova

15ª Sessão Ordinária do 2º período legislativo de 2018, da Câmara de Morada Nova

A sessão começou sob a presidência do vereador Jorge Brito, o qual, depois de evocar a proteção divina, declarou abertos os trabalhos. Jorge propôs que todos ficassem de pé para, juntos, entoarem o hino do município e, após um minuto de silêncio em favor das pessoas falecidas na semana, em solidariedade aos seus familiares, o presidente passou a palavra para o primeiro secretário, vereador Marcos Aurélio, para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da sessão anterior e do expediente do dia.

Grande Expediente:

Vereador Cláudio Maroca, após dirigir palavras acolhedoras aos colegas, ao público presente, afirmou entender os trâmites legais do qual funciona a casa Legislativa, mas, propôs que possa encaminhado com urgência um requerimento, solicitando aos SAAE estudo e assim constatar que o sistema de abastecimento da região de Aruarú não está atendendo à demanda, tendo em vista que muitas residências não recebem água em suas torneiras diariamente, o vereador disse, ainda, que o problema foi detectado a partir da instalação da adutora de engate rápido.

Disse que a capacidade instalada é para 800 famílias e está atendendo 2000, afirmou inclusive que existe uma sobrecarga na rede elétrica, provocando assim, desligamentos constantes no sistema. O segundo requerimento é destinado a secretaria de saúde, solicitando a intervenção no posto 01 da região de Aruarú, pois, afirmou o parlamentar que é da bancada de situação, que a estrutura física ameaça desabar a qualquer momento. Outro assunto destacado pelo vereador Maroca é a reforma da escola Joana Paula de Moraes, por essa razão os alunos daquela unidade estão sendo acomodados em outros lugares, evitando assim, serem prejudicados no que diz respeito ao ano letivo.

"Quero agradecer ao povo de Morada Nova por terem dado 72% de seus votos ao candidato Haddad, desejo ao presidente eleito sucesso, temos que pensar positivo, que possa iniciar seu mandato com a reforma política, melhorando a saúde, a educação" O vereador disse entender que a partir desse momento é hora de desmontar os palanques e trabalhar em favor do povo brasileiro. Finalizou.

Vereador Dr. Narcélio, após o acolhimento aos colegas, ao público presente, inicialmente resgatou o assunto da nucleação das escolas do município "falamos anteriormente sobre o piso dos professores, que o prefeito não deu, falamos da merenda escolar e hoje recebemos uma denúncia, o carro dos alunos da Lagoa Grande não está indo por falta de pagamento, mesmo o Prefeito tendo enxugado a folha, os donos de veículos estão há três meses sem receber pagamento, Marquinhos Viana já dizia que a parceria com o governo do Estado para transportar os alunos do ensino médio, não era uma boa ideia e agora é isso que estamos vendo” afirmou.

“Nós vereadores voltamos sempre a favor dos professores, desejo que tudo isso seja resolvido, depois de quase dois anos, essa gestão, ainda peca, antes tudo era culpa da gestão passada, mas, o que se vê é a incapacidade administrativa do prefeito, vereador Neto, nosso presidente (Se reportando ao Jorge Brito), dizia que tem muito dinheiro sendo mal gerido, eu trouxe as provas que os recursos não estão caindo, foi avisado e agora estão aceitando que não foi um bom negócio o município assumir o transporte dos alunos que é de responsabilidade do Governo do Estado. Finalizou.

Vereador Marcos Viana, cumprimentou os colegas de ambas as bancadas, o público em geral, em seguida manifestou sua preocupação em função das comunidades que se encontram sem agente de saúde, Viana que é líder da bancada de oposição, afirmou que 14 profissionais foram aprovados no último concurso para preencher as vagas como agente de saúde e até a presente data o gestor não fez a nomeação, enquanto isso, as famílias que residem nas comunidades que dependem nesse serviço básico, estão à mercê da morosidade administrativa.

O Vereador esclareceu ainda, que os agentes são pagos com recurso do Governo do Estado, bastando apenas o município custear os dois primeiros meses e mandar a produção que o estado faz o repasse regularmente, o parlamentar reconhece a dificuldade financeira, todavia, sugeriu que o prefeito exonere os cargos temporário, pois, em sua visão muitos desses não produzem nada e assim, destine esse dinheiro para contratação dos referidos agentes de saúde, disse ainda, que a saúde preventiva dessas comunidades passa pelas mãos desses profissionais, o parlamentar disse mais, se algo não for feito, essas pessoas irão perder o concurso "Será que não é interesse dessa gestão evitar isso, é ou não é uma falta de compromisso"? Questionou.

"Lamento e torço para que dê certo, estava dizendo ao Marcos Aurélio - não sou daqueles que dizem quanto pior melhor, estou mostrando a solução, ainda bem que entrou as emendas parlamentares, vamos perder obras se não houver equilíbrio administrativo (previu), falo isso porque a bancada de situação deve saber o que é limite exponencial" Marcos usando uma linguagem irônica sugeriu "dá um descanso a esses que trabalham demais, onde, muitos levam um tempo só a olhar para o prefeito, manda-os para casa e contrata os agentes de saúde" Arrematou.

Vereador Hilmar Sérgio, acolheu os colegas presente, abordou inicialmente em seu discurso as consequências da crise gerada em função do golpe acontecido contra a presidenta Dilma Rousseff, isso está comprometendo a gestão em todos os municípios "o Dr. Narcélio diz que os recursos repassado aos municípios não caíram, sim, mas, as despesas estão aumentando”, o parlamentar esclareceu que a verba da educação é repassado em função da quantidade de alunos, faz uma comparação entre o município de Limoeiro do Norte que tem uma área territorial muito menor que Morada Nova, “obviamente Limoeiro gasta menos com transporte escolar”.

Sérgio socializou ter conversado com o secretário de Finanças do Estado, Mauro filho e reconhece que o Ceará tem dinheiro em caixa, todavia, fica atrasando o repasse do dinheiro destinado ao pagamento do transporte escolar, chegando a 90 dias, onde é reconhecidamente o estado que tem suas finanças melhor saneada no Brasil, citou outro exemplo o município de Juazeiro do Norte que tem uma das maiores população discente do Estado do Ceará, entretanto, a extensão territorial de Morada Nova é muitas vezes maior que o município caririense".

Contextualizando ainda sua abordagem, o vereador concorda com a sugestão do colega da oposição, quando sugere que o prefeito devolva a responsabilidade de transportar os alunos do ensino médio para o governo do estado "é hora do prefeito bater o martelo e verificar o custo desta operação, porque a Morada Nova não pode ficar assim, conheço por dentro, quando fui secretário de educação o transporte do município era pago a cada 15 dias exatamente para não deixar acumular, a maior preocupação é saber como vai se comportar o governo federal, se o presidente Bolsonaro vai abrir-se para o diálogo poderemos ter dias melhores”, porque em sua ótica, mesmo tendo renovado a bancada dos Deputados, Hilmar entende que essa renovação não foi expressiva.

Pois, estão lá filhos, sobrinhos, netos dos parlamentares históricos que viveram a vida toda lá, trazendo como exemplo o ex-deputado Arnon Bezerra, que não se elegeram, todavia, elegeu o seu filho Pedro Bezerra, “minha posição política é sempre bem definida”, o vereador reconhece ser importante a reforma ministerial, política, administrativa e da Previdência, todavia, é preciso chegar a um termo menos cruel para o povo, Lembrou que existe uma proposta de estender o mandato presidencial para cinco anos sem reeleição, reduzir o número de deputados e senadores, acha que vai acabar em um plebiscito.

Dirigindo-se ao colega de oposição, vereador Narcélio afirmou "quanto a sua sugestão, o município vai fazer isso, pois, o contrato se renova todo ano" (Narcélio propôs que o município devolva a responsabilidade de transportar os alunos de ensino médio para o Estado), "desejamos que Morada Nova chegue ao final do ano com suas finanças saneadas", Hilmar disse ao Finalizar.

Vereadora Rose Mayre, depois de cumprimentar os colegas, o público em geral, destacou em sua abordagem um contraponto às críticas feita pelos vereadores de oposição Narcélio "tudo tem muita dificuldade, mesmo assim, na educação o prefeito Vanderley vem fazendo muitas coisas" destacou um evento que aconteceu na Areninha que segundo a mesma “foi lindo, imagine se não estivéssemos passando por dificuldades financeiras", refletiu, o CRAS realizou um evento lá em Uiraponga para os idosos e vocês precisavam ver a alegria nos olhos daquelas pessoas".

Rose Mayre narrou que em outra oportunidade conduziu o grupo da terceira idade para participar de uma festinha na localidade de Pedras e dessa vez a festa aconteceu na comunidade deles (Uiraponga), a vereadora manifestou sua preocupação com fanatismo dos pastores que segundo ela, demonizam o Haddad e endeuzam Bolsonaro, “antes da eleição diziam que ele havia sido enviado por Deus e o pior Dr. Narcélio, é que eu ia nas igrejas pedir voto na minha campanha e os pastores diziam que não podia pedir, agora em uma cidade no Rio Grande do Norte um professor foi hostilizado, uma amiga refletindo comigo sobre a importância do FIES, questionou – Rose Mayre como eu poderia manter dois filhos na faculdade? um em Mossoró outro em Quixadá?.

“Meu amigo Narcélio, eu quero estar usando esta Tribuna para defender o que é certo e digo sem medo de errar, votei sim no Haddad e vamos ver, lá na frente se eu estou errada! tenho pensamento próprio, Eu voto em quem acredito, devemos nos preocupar com o presidente, pois, as consequências vão chegar aqui em Morada Nova, pense no seu irmão, Deus deixou você para cuidar e não condenar, fiquei triste, quando vir no sábado que antecedeu a eleição o comportamento de muitas pessoas, vamos pedir a Deus que abençoe a cada um de nós que nos coloquemos cada um no lugar do outro, sou grata". Finalizou.

Vereador Marcos da Ana Cristina, cumprimentou os colegas, servidores, a imprensa e o público em geral, em sua abordagem Inicial refletiu sobre a campanha presidencial "passamos uma campanha presidencial com muito ódio, mas, sabíamos que apenas um seria vencedor, quero desejar ao presidente eleito sucesso, que todo fervor dos evangélicos se concretize em ações que possam trazer benefícios para a sociedade” o vereador socializou que esteve no gabinete do deputado Antônio Granja, onde, foi entregue o projeto para construção da quadra coberta do Bairro Parque de Exposições, orçado em 570 mil, estando agora dependendo apenas do parecer técnico, já que o recurso está garantido.

Marcos que é líder do prefeito no legislativo destacou benefícios que a atual gestão está levando para o Bairro Parque de Exposições, inclusive para outros bairros, lembrou que está previsto a construção de mais 4 Areninhas tipo 2 na comunidade de: Pedras, Aruarú, Roldão em Lagoa Grande, estando em fase de legalização dos terrenos para em seguida tem início às obras,

O vereador informou que o prefeito Vanderley Nogueira esteve recentemente em Brasília mantendo contato com parlamentares que tem vínculo com Morada Nova, o Edil que é da bancada de situação, socializou que conversou com Marcos Viana, líder da bancada de oposição abordando o assunto das agentes de saúde e se comprometeu em levar a preocupação do colega ao conhecimento do prefeito, e assim buscar uma solução. Finalizou.

Vereador Jorge Brito, após cumprimentar os colegas, o público em geral, resgatou o assunto da adutora de engate rápido que leva água para o município de Ibicuitinga, afirmando que esteve em contato com a CAGECE, onde, foi protocolado documento relatando sobre o desperdício de água, fotos desse descaso, foram mostradas, inclusive o desperdício é tanto que tem proprietários aproveitando o molhado para produzir forragem, o vereador lamentou que algumas pessoas nas redes sociais dizem que ninguém faz nada, reiterou mais uma vez "estamos mantendo contato com a CAGECE para que esta venha resolver o problema”.

Jorge denunciou ainda que tem comunidades sem água há 15 dias, outro assunto de relevância abordada pelo vereador é com relação a deficiência do correio, na oportunidade leu um ofício que o órgão enviou a Câmara, respondendo uma solicitação da presidência, segundo o texto, a resposta foi genérica não condizente ao pedido de esclarecimento feito pela casa. Jorge afirmou que irá mandar novo documento ao correio, pois, esse descaso precisa ser resolvido.

Brito dirigindo-se ao colega Hilmar Sérgio, propôs que seja levado à gestão municipal sua sugestão a respeito dos agentes de saúde, incluído o problema dos demais concursados que são aproximadamente 60 pessoas, que correm o risco de perder o prazo de validade do referido concurso, nesse tocante, Jorge apresentou uma proposta ao prefeito "o ideal seria que os agentes de saúde fossem chamados para realizarem os exames preliminares, prepararem a documentação e assim o prefeito os nomearia a partir de Janeiro de 2019, assim, evitaria despesa com a realização de outro concurso e por outro lado as 14 comunidades que estão sem esses profissionais, seriam beneficiadas. O vereador que é presidente da casa, relatou sobre o atraso de pagamento do transporte escolar, fez referências ao contrato e suas cláusulas, comungou com as sugestões do vereador Narcélio para formar uma comissão de vereadores, para sentar logo após sessão, convidar um representante da administração para dialogar sobre a problemática dos agentes de saúde e das pessoas aprovadas, que, se não forem chamadas ainda esse mês, perderão o prazo, visto que o concurso terá caducado.

O parlamentar resgatou a forma esdrúxula como era contratada antigamente os temporários, onde afirmou, “muitas pessoas tinham os seus contratos aditivados por sucessivos anos”, respondendo a ironia do vereador Narcélio afirmou "digo que tem muito dinheiro o que falta é prioridade".

Como nada mais havia à ser debatido, na condição de presidente do Legislativo municipal Morada Nova, Jorge Brito declarou encerrada a 15ª sessão ordinária do 2º período legislativo de 2018.

 

 

Fonte: Tv Jaguar por Marcos Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também