TV Jaguar

Postado em 19/11/2018 às 16:30:00

compartilhar

Projeto “Construindo o Saber” forma 80 alunos, em Quixeré (CE)

Projeto “Construindo o Saber” forma 80 alunos, em Quixeré (CE)

Por meio do Projeto "Construindo o Saber", a companhia Cimento Apodi formou, na última sexta (16), oitenta pessoas do município de Quixeré (CE). Elas receberam os diplomas de Ensino Fundamental e Médio e estão agora aptas para inserir-se em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

O curso foi uma iniciativa da Cimento Apodi, em parceria com o Sesi. Os alunos são trabalhadores da Cimento Apodi e moradores das comunidades Serra do Vieira e Bom Sucesso, vizinhas à fábrica. O curso durou quatro meses. No período, os estudantes passaram pelo processo de Reconhecimento de Saberes, no qual os conhecimentos foram aproveitados através de registros dos instrumentais e na construção do portfolio. Isso permitiu que todo conhecimento adquirido pelos estudantes no decorrer da vida fosse aproveitado – tanto o adquirido nas instituições de ensino, quanto em paralelo aos sistemas de ensino como. no ambiente de trabalho e através de atividades de organizações ou grupos da sociedade civil.

“Estudar é uma forma de emancipação humana. Ao dar oportunidade para que as pessoas adquiram conhecimento, a Cimento Apodi acredita que todas as pessoas devem ter a chance para crescerem pessoalmente e profissionalmente. Por isso, investiu nesse projeto, que traz benefício para seus trabalhadores e comunidade do entorno”, ressalta o gerente da fábrica, Fábio Martins.

O SESI Ceará foi o responsável pelas aulas e utiliza sua metodologia para Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que reconhece os conhecimentos adquiridos ao longo da vida de cada aluno, intitulada “Reconhecimento de Saberes”.

Dessa forma, o processo de educação supera a lógica tradicional que situa o processo educativo a partir de conhecimentos que o aluno não possui. Assim, a formação permite, além da elevação da escolaridade, a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, desenvolvimento da autonomia, crescimento pessoal e profissional, elevação de autoestima e o estímulo ao pleno exercício da cidadania.

O sucesso da primeira turma já motiva a Cimento Apodi a pensar nos próximos passos. “Estamos estudando a possibilidade de criar novas turmas em 2019. É algo que nos interessa muito pelos benefícios que o conhecimento traz em todos os níveis. Acredito que possamos ter boas novidades”, explica Fábio Martins.

 

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também