TV Jaguar

Postado em 21/11/2018 às 07:00:00

compartilhar

Trecho da Transposição que vai levar água para o Ceará será inaugurado dia 20 de dezembro

Trecho da Transposição que vai levar água para o Ceará será inaugurado dia 20 de dezembro

O trecho da Transposição do São Francisco que liga a cidade de Salgueiro (PE) à cidade de Jati (CE) será inaugurado no próximo dia 20 de dezembro. A garantia foi dada pelo Ministério da Integração Nacional, responsável pela obra, durante visita técnica realizada na manhã desta terça-feira (20), com a participação do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-C E), do governador Camilo Santana e do ministro Pádua Andrade.

A comitiva conferiu a última estação de bombeamento do trecho do Eixo Norte da Transposição que levará as águas do Velho Chico ao Ceará. Chegando ao reservatório Jati, a Transposição será integrada ao Cinturão das Águas do Ceará, passando a ofertar segurança hídrica ao Açude Castanhão.

“Ainda este ano, todos nós estaremos aqui liberando as águas para fazerem o caminho até o Açude Castanhão, nesta que é a maior obra hídrica em construção no mundo”, enalteceu Eunício, ao assegurar que também estão garantidos os recursos para ampliação do Cinturão das Águas do Ceará.

A atuação de Eunício na liberação de recursos para a Transposição, bem como no diálogo para solução de pendências que impediam a retomada das obras, foi destacada pelo governador Camilo: “estou muito feliz de estar aqui hoje, e agradeço ao senador Eunício, que foi fundamental na garantia dos recursos necessários para essa obra tão importante para o Nordeste e para o povo cearense”.

O ministro Pádua Andrade enalteceu o que chamou de momento histórico. “Estamos entrando na fase final. Marcar a data da inauguração é motivo de muita alegria. Faltam somente alguns detalhes, e logo estaremos liberando a água com destino ao nosso querido Ceará”, celebrou.

Após visitarem a estão de bombeamento em Salgueiro, Eunício , Camilo e Pádua Andrade foram até o reservatório de Jati, onde ocorrerá a ligação entre a Transposição do São Francisco e o Cinturão das Águas do Ceará. Na ocasião, foi feita uma homenagem o engenheiro Hilton Timóteo de Melo Filho, um dos trabalhadores da obra que faleceu recentemente.

 

Eunício e Camilo visitam obras do Lago de Fronteiras, em Crateús

A construção da barragem Lago de Fronteiras, em Crateús, segue a todo vapor. A obra, que vai garantir segurança hídrica para toda a região dos Sertões de Crateús, recebeu a visita técnica do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), do governador Camilo Santana e do Ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, na tarde desta segunda-feira (19).

Eunício foi o responsável por liberar a execução dos trabalhos, quando assumiu a Presidência da República, em julho de 2017. Estão sendo investidos R$ 294 milhões via Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). A barragem terá 880 metros de extensão, 8 metros de largura e 39,5 metros de altura, e capacidade para armazenar 488 milhões de hectômetros cúbicos de água.

"Estou muito feliz de estar aqui e ver esse sonho da população de Crateús e região se realizando. Um compromisso que assumi em 1998, na minha primeira campanha eleitoral, e que agora consigo cumprir", ressaltou Eunício, ao destacar que a barragem estará interligada ao Cinturão das Águas do Ceará.

Segundo o parlamentar, as águas do Lago de Fronteiras, além do abastecimento de sedes e distritos, servirão ainda para projetos de irrigação, controle de cheias, lazer e turismo. As previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em dezembro de 2020, sob responsabilidade do Consórcio Galvão/EIT.

Após as obras do Lago de Fronteiras, a comitiva seguiu para outra visita técnica, desta feita das obras de rebaixamento da estrada da Ladeira dos Tucuns. Ao serem concluídos, com trabalhos trarão mais segurança e facilidade a quem trafega pela região.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Da Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também